Beneficiários do INSS em Alagoas comparecem aos Correios para contestar descontos
Alagoas é um dos que concentram elevado número de beneficiários que alegam não reconhecer os descontos aplicados mensalmente nos pagamentos do INSS
Começou a valer nesta sexta-feira (30) o atendimento presencial para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejam contestar descontos considerados indevidos em seus benefícios. O serviço está sendo realizado nas agências próprias dos Correios em todo o país.
Em Alagoas, a medida foi adotada rapidamente pela população, com grande movimento registrado nas agências já nas primeiras horas do dia. O estado é um dos que concentram elevado número de beneficiários que alegam não reconhecer os descontos aplicados mensalmente nos pagamentos do INSS.
A ação é fruto de uma parceria entre os Correios e o instituto, com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços essenciais que, até então, estavam disponíveis apenas por canais digitais ou atendimento telefônico. A medida também busca atender especialmente idosos e pessoas com dificuldade de acesso à internet.
Com mais de 4.730 agências habilitadas, os Correios passam a atuar como ponto de apoio físico para esse tipo de atendimento. Para os locais onde não há agência credenciada, estão previstas ações itinerantes e mutirões para viabilizar a contestação dos valores.
O atendimento será realizado com base em protocolos de segurança e sigilo, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os dados dos beneficiários serão tratados de forma confidencial, com registro de todo o processo.
A lista de unidades aptas a prestar o serviço está disponível no site oficial dos Correios. A expectativa do INSS é de que a parceria contribua para a redução da demanda reprimida e ofereça mais eficiência na resolução de pendências relacionadas aos descontos nos benefícios previdenciários.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
