Maceió institui Política de Educação em Tempo Integral na rede pública de ensino
Meta é alcançar 50% das unidades escolares com jornada em tempo integral, até o final de 2025
Foi publicada no Diário Oficial do Município de Maceió desta sexta-feira (20), a Portaria 0119/2025, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que institui oficialmente a Política de Educação em Tempo Integral na rede pública municipal de ensino. A medida amplia a jornada escolar nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, promovendo um novo modelo educacional baseado em práticas pedagógicas inovadoras e maior permanência dos estudantes nas unidades escolares.
Conforme a portaria, assinada pelo secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, a implantação ocorrerá de forma gradual, priorizando unidades localizadas em regiões com baixos indicadores sociais e de desenvolvimento humano (IDH). A meta da Semed é alcançar 50% das unidades escolares da rede municipal com a jornada em tempo integral, até o final de 2025.
A jornada escolar para a Educação Infantil será oferecida tanto em tempo parcial, com carga horária mínima de quatro horas diárias, quanto em tempo integral, com duração máxima de 10 horas por dia. O Ensino Fundamental, o tempo parcial terá a mesma carga horária mínima de quatro horas, enquanto o tempo integral será de, no mínimo, sete horas por dia, com atividades complementares no contraturno somando 15 horas semanais.
Entre os principais objetivos da política está a promoção de uma formação integral, com foco no desenvolvimento humano. Para isso, serão oferecidas atividades em macrocampos como Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Esportes, Cidadania, Direitos Humanos, Educação Ambiental, Cultura Digital, e Iniciação Científica. As propostas devem respeitar as especificidades locais e culturais dos territórios onde as escolas estão inseridas.
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a política assegura o atendimento inclusivo e equitativo desde os bebês, com atenção à acessibilidade física e pedagógica e ao respeito às singularidades de cada criança. Também serão garantidas práticas que integrem o cuidado e a educação, com atividades de alimentação e repouso planejados de acordo com a realidade de cada unidade de ensino.
Nas escolas de Ensino Fundamental, os estudantes do 1º ao 9º ano terão acesso a atividades no contraturno com até 16 horas semanais, distribuídas em quatro dias por semana. Os macrocampos de aprendizagem para os anos iniciais e finais incluem Acompanhamento Pedagógico, Esportes, Arte e Cultura, Temas Contemporâneos Sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação.
A portaria também estabelece diretrizes para a organização curricular, a formação dos profissionais, o uso de espaços públicos e parcerias com organizações da sociedade civil. Além disso, a Semed será responsável por planejar, executar e monitorar continuamente a política, garantindo recursos humanos, pedagógicos, financeiros e de infraestrutura para sua viabilização.
A secretaria desenvolverá, ainda, mecanismos de avaliação quantitativa, qualitativa e participativa, com indicadores de qualidade, análise de dados e envolvimento da comunidade escolar. O objetivo é garantir que a política de tempo integral não apenas amplie o tempo na escola, mas eleve a qualidade da educação pública oferecida em Maceió.
A nova política atende a diretrizes do Plano Nacional de Educação (Lei Federal nº 13.005/2014), que prevê a oferta de tempo integral em, ao menos, 50% das escolas públicas e para 25% dos estudantes, integra o Plano Municipal de Educação de Maceió (Lei nº 6.493/2015).
A proposta está em consonância com outras normativas federais e municipais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e a Portaria MEC nº 2.036/2023, além de priorizar o atendimento de estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Últimas notícias
Caso Marielle: Cármen Lúcia vota e STF tem maioria para condenar irmãos Brazão
José Dirceu resiste a nome de Renan Filho para chapa de Lula
Dois secretários de Paulo Dantas deixam o governo em abril para disputar as eleições
Carla Dantas pode disputar a Câmara Federal pelo PSD
Madrasta diz, durante julgamento, que mãos sujas de acarajé foram razão da criança ter caído da janela
Vigilância apreende 150 kg de carne imprópria para consumo em distribuidora de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
