Maceió institui Política de Educação em Tempo Integral na rede pública de ensino
Meta é alcançar 50% das unidades escolares com jornada em tempo integral, até o final de 2025
Foi publicada no Diário Oficial do Município de Maceió desta sexta-feira (20), a Portaria 0119/2025, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que institui oficialmente a Política de Educação em Tempo Integral na rede pública municipal de ensino. A medida amplia a jornada escolar nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, promovendo um novo modelo educacional baseado em práticas pedagógicas inovadoras e maior permanência dos estudantes nas unidades escolares.
Conforme a portaria, assinada pelo secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, a implantação ocorrerá de forma gradual, priorizando unidades localizadas em regiões com baixos indicadores sociais e de desenvolvimento humano (IDH). A meta da Semed é alcançar 50% das unidades escolares da rede municipal com a jornada em tempo integral, até o final de 2025.
A jornada escolar para a Educação Infantil será oferecida tanto em tempo parcial, com carga horária mínima de quatro horas diárias, quanto em tempo integral, com duração máxima de 10 horas por dia. O Ensino Fundamental, o tempo parcial terá a mesma carga horária mínima de quatro horas, enquanto o tempo integral será de, no mínimo, sete horas por dia, com atividades complementares no contraturno somando 15 horas semanais.
Entre os principais objetivos da política está a promoção de uma formação integral, com foco no desenvolvimento humano. Para isso, serão oferecidas atividades em macrocampos como Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Esportes, Cidadania, Direitos Humanos, Educação Ambiental, Cultura Digital, e Iniciação Científica. As propostas devem respeitar as especificidades locais e culturais dos territórios onde as escolas estão inseridas.
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a política assegura o atendimento inclusivo e equitativo desde os bebês, com atenção à acessibilidade física e pedagógica e ao respeito às singularidades de cada criança. Também serão garantidas práticas que integrem o cuidado e a educação, com atividades de alimentação e repouso planejados de acordo com a realidade de cada unidade de ensino.
Nas escolas de Ensino Fundamental, os estudantes do 1º ao 9º ano terão acesso a atividades no contraturno com até 16 horas semanais, distribuídas em quatro dias por semana. Os macrocampos de aprendizagem para os anos iniciais e finais incluem Acompanhamento Pedagógico, Esportes, Arte e Cultura, Temas Contemporâneos Sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação.
A portaria também estabelece diretrizes para a organização curricular, a formação dos profissionais, o uso de espaços públicos e parcerias com organizações da sociedade civil. Além disso, a Semed será responsável por planejar, executar e monitorar continuamente a política, garantindo recursos humanos, pedagógicos, financeiros e de infraestrutura para sua viabilização.
A secretaria desenvolverá, ainda, mecanismos de avaliação quantitativa, qualitativa e participativa, com indicadores de qualidade, análise de dados e envolvimento da comunidade escolar. O objetivo é garantir que a política de tempo integral não apenas amplie o tempo na escola, mas eleve a qualidade da educação pública oferecida em Maceió.
A nova política atende a diretrizes do Plano Nacional de Educação (Lei Federal nº 13.005/2014), que prevê a oferta de tempo integral em, ao menos, 50% das escolas públicas e para 25% dos estudantes, integra o Plano Municipal de Educação de Maceió (Lei nº 6.493/2015).
A proposta está em consonância com outras normativas federais e municipais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e a Portaria MEC nº 2.036/2023, além de priorizar o atendimento de estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Últimas notícias
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
Homenagem a Douglas Apratto marca abertura da Bienal do Livro 2025 no estande da Eduneal
Motociclista morre ao ser atingido por carro na AL-110 em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
