Cabo Bebeto propõe audiência pública para tratar convivência segura com cães de grande porte
Cabo Bebeto também comentou o Projeto de Lei nº 913/2024, de sua autoria, que regulamenta a posse de cães das raças American Pit Bull Terrier
Após o ataque envolvendo um cão da raça Pitbull que resultou na morte de outro animal nesta segunda-feira (23), em Maceió, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) anunciou a realização de uma audiência pública para debater a posse e circulação de cães considerados de raça potencialmente agressiva. A proposta tem como objetivo discutir o tema de forma democrática, ouvindo tutores, veterinários, vítimas de ataques e demais interessados.
O parlamentar destacou que o episódio reforça a necessidade de um debate mais amplo sobre segurança pública relacionada a animais domésticos e defendeu a importância da participação popular. A audiência, segundo ele, está em fase de agendamento e a data será divulgada assim que confirmada pela Assembleia Legislativa de Alagoas.
Cabo Bebeto também comentou o Projeto de Lei nº 913/2024, de sua autoria, que regulamenta a posse de cães das raças American Pit Bull Terrier, Fila Brasileiro, Rottweiler, Dobermann, Bull Terrier, Dogo Argentino, entre outras. A proposta prevê exigências rigorosas, como uso obrigatório de guia curta e focinheira em vias públicas, comprovação de adestramento dos animais, vacinação atualizada e capacitação dos tutores.
“Já tivemos em Alagoas ataques a crianças e agora, novamente, a outros animais. A culpa acaba sendo atribuída à raça ou ao tutor, por isso precisamos de regras mais claras”, disse o deputado. Ele reforçou que o projeto também estabelece aplicação de multas severas em caso de descumprimento das normas.
Segundo o parlamentar, a decisão de ampliar o debate por meio da audiência pública foi motivada por sugestões de tutores e profissionais da área veterinária, com o intuito de aprimorar o texto do projeto de lei. “Queremos garantir segurança para todos e respeitar os direitos dos animais e dos tutores. Com a colaboração da sociedade, podemos encontrar um equilíbrio”, afirmou.
A audiência pública será aberta à população, especialmente a criadores, profissionais da saúde animal e vítimas de episódios envolvendo ataques. Cabo Bebeto espera que o evento sirva como base para ajustes e melhorias no projeto de lei em tramitação.
Últimas notícias
Idoso morre após 15 dias internado depois de acidente de moto em Craíbas
Ampliação da Av. Durval de Góes Monteiro entra na fase final em um dos trechos de obras
Idosa é agredida pela própria filha no município de Viçosa
Homem é morto a facadas no Centro de Matriz de Camaragibe
Ação da PM em Maceió e no interior combate tráfico, furto e crimes ambientais
PM desarticula grupo envolvido em roubos na Região Metropolitana de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
