Cabo Bebeto propõe audiência pública para tratar convivência segura com cães de grande porte
Cabo Bebeto também comentou o Projeto de Lei nº 913/2024, de sua autoria, que regulamenta a posse de cães das raças American Pit Bull Terrier
Após o ataque envolvendo um cão da raça Pitbull que resultou na morte de outro animal nesta segunda-feira (23), em Maceió, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) anunciou a realização de uma audiência pública para debater a posse e circulação de cães considerados de raça potencialmente agressiva. A proposta tem como objetivo discutir o tema de forma democrática, ouvindo tutores, veterinários, vítimas de ataques e demais interessados.
O parlamentar destacou que o episódio reforça a necessidade de um debate mais amplo sobre segurança pública relacionada a animais domésticos e defendeu a importância da participação popular. A audiência, segundo ele, está em fase de agendamento e a data será divulgada assim que confirmada pela Assembleia Legislativa de Alagoas.
Cabo Bebeto também comentou o Projeto de Lei nº 913/2024, de sua autoria, que regulamenta a posse de cães das raças American Pit Bull Terrier, Fila Brasileiro, Rottweiler, Dobermann, Bull Terrier, Dogo Argentino, entre outras. A proposta prevê exigências rigorosas, como uso obrigatório de guia curta e focinheira em vias públicas, comprovação de adestramento dos animais, vacinação atualizada e capacitação dos tutores.
“Já tivemos em Alagoas ataques a crianças e agora, novamente, a outros animais. A culpa acaba sendo atribuída à raça ou ao tutor, por isso precisamos de regras mais claras”, disse o deputado. Ele reforçou que o projeto também estabelece aplicação de multas severas em caso de descumprimento das normas.
Segundo o parlamentar, a decisão de ampliar o debate por meio da audiência pública foi motivada por sugestões de tutores e profissionais da área veterinária, com o intuito de aprimorar o texto do projeto de lei. “Queremos garantir segurança para todos e respeitar os direitos dos animais e dos tutores. Com a colaboração da sociedade, podemos encontrar um equilíbrio”, afirmou.
A audiência pública será aberta à população, especialmente a criadores, profissionais da saúde animal e vítimas de episódios envolvendo ataques. Cabo Bebeto espera que o evento sirva como base para ajustes e melhorias no projeto de lei em tramitação.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
