Leonardo Dias intermedeia diálogo entre motoristas de app e DMTT sobre faixa azul e vagas exclusivas
Durante a reunião, Dias destacou a necessidade do Município adotar medidas para facilitar a atuação dos motoristas por aplicativo.
O vereador Leonardo Dias (PL) mediou, na manhã desta quarta-feira (25), uma reunião entre representantes dos motoristas por aplicativo — incluindo lideranças de grupos e da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL) — e membros do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT). O encontro teve como objetivo discutir melhorias nas condições de trabalho da categoria, especialmente em relação à criação de novas vagas exclusivas para embarque e desembarque e o uso da faixa azul.
Durante a reunião, Dias destacou a necessidade do Município adotar medidas para facilitar a atuação dos motoristas por aplicativo. Uma das propostas debatidas foi a ampliação do número de vagas para uso exclusivo da categoria, como as chamadas vagas azuis.
Ficou acordado que, nas próximas semanas, o DMTT irá iniciar a sinalização de novos locais para embarque e desembarque exclusivo de passageiros transportados por aplicativos.
Outro assunto debatido na reunião foi sobre o Projeto de Lei, de autoria de Leonardo Dias, que prevê a autorização do uso da faixa azul pelos motoristas por aplicativo. A expectativa é de que, até setembro, haja avanços significativos nas tratativas para implementação da medida, que tramita na Câmara Municipal de Maceió.
De acordo com o Projeto de Lei apresentado por Leonardo Dias, os motoristas por aplicativo passam a ter a possibilidade de trafegar pela Faixa Azul a partir de uma série de pré-requisitos.
Entre as exigências estão a limitação de horários, a identificação dos veículos por meio de adesivos autorizados e o cadastro prévio junto ao Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), que poderá ser intermediado pela Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL).
A proposta estabelece que apenas veículos cadastrados e com a posse devidamente comprovada — seja por propriedade ou contrato de aluguel — poderão utilizar a faixa.
A autorização valerá exclusivamente durante viagens ativas, ou seja, quando o motorista estiver transportando passageiros por meio de chamadas via aplicativo. Em caso de mudança de veículo, o condutor deverá informar ao DMTT com, no mínimo, sete dias de antecedência. O cadastro será gratuito.
“Estamos trabalhando para tirar essa lei do papel e garantir que os motoristas por aplicativo tenham mais segurança e estrutura para exercerem sua atividade. Agradeço o apoio e a confiança da categoria e das entidades representativas, que têm colaborado ativamente nesse processo”, concluiu Leonardo Dias.
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
