Política

Renan Calheiros avisa a Lula que não vai fazer aliança com Arthur Lira para o Senado

Presidente costura um cenário que favoreça os dois grupos em Alagoas

Por Felipe Ferreira 30/06/2025 11h11 - Atualizado em 30/06/2025 11h11
Renan Calheiros avisa a Lula que não vai fazer aliança com Arthur Lira para o Senado
Renan Calheiros bateu o pé avisou a Lula: 'Não faço aliança com Lira' - Foto: Reprodução / Montagem 7Segundos

O senador Renan Calheiros (MDB) já deixou avisado ao presidente Lula (PT) que não tem nenhum interesse em fazer aliança com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em torno das duas vagas para o Senado Federal nas eleições de 2026.

Renan e Lira têm interesse em disputar o Senado, mas não conseguem sentar na mesma mesa e desenhar um cenário favorável para ambos os grupos. Quem tenta intermediar uma aliança, lá de Brasília, é o presidente Lula.

O petista quer agradar os dois aliados em Alagoas a fim de destravar pautas em Brasília como a nomeação de Marluce Caldas como ministra do STJ e obter a ajuda de Lira na interlocução com o Congresso Nacional.

Ao Metrópoles, Renan Calheiros revelou que contou ao presidente que não tem ânimo em se unir a Lira já que ele “prejudica os interesses de Alagoas”. E “transformou a eleição passada [2022] numa carnificina”.

No cenário ideal para os dois grupos Renan Filho permaneceria em Brasília, JHC disputaria o governo do estado, Renan pai e Arthur Lira estariam livres para as duas vagas do Senado.

Apesar da ideia defendida por alguns parecer positiva para os dois maiores grupos políticos do estado, a falta de trato entre os líderes trava as discussões e atrapalha o andamento de pautas do governo em Brasília.