Vacina de reforço contra a meningite será substituída para ampliar proteção às crianças alagoanas
Ofertada pelo SUS, imunizante será substituído por versão que amplia a proteção contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, irá substituir a vacina de reforço contra meningite para bebês de 12 meses pela versão meningocócica ACWY, conforme Nota Técnica enviada aos Estados. A determinação passa a vigorar a partir desta terça-feira (1º) de julho nos 102 municípios alagoanos, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Com a mudança, além da proteção contra o sorotipo C, as crianças também estarão protegidas contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis. O microrganismo é responsável por formas graves de meningite e infecções generalizadas, como a meningococcemia. Segundo informações do Ministério da Saúde, o esquema vacinal seguirá sua forma inicial, com duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos 3 e aos 5 meses de vida.

A novidade está na dose de reforço, feita aos 12 meses, que agora passará a ser feita com a versão ACWY. Para se vacinar, os pais ou responsáveis legais devem comparecer aos postos de vacinação mais próximos de suas residências, portando a Caderneta de Vacinação.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o reforço da proteção contra a meningite é importante para a saúde dos bebês. “A meningite é uma doença grave e os pais ou responsáveis devem levar seus bebês para os postos de saúde e seguir o calendário de vacinação para assegurar a proteção e bem estar de seus pequenos”, reforçou o gestor da Sesau.
Últimas notícias
Prefeita Ceci cobra justiça e reforça a luta contra o feminicídio em Alagoas
Suspeito confessa morte de jovem e bebê, mas corpo da criança ainda não foi encontrado
Polícia Civil prende suspeito de estupro e furtos de hidrômetros em Estrela de AL
Moradores denunciam maus-tratos a cavalo e acúmulo de lixo no Benedito Bentes
Consulta pública sobre CNH acessível bate recorde com mais de 30 mil participantes
Paulo Dantas anuncia mais de meio bilhão em investimentos para Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
