Vacina de reforço contra a meningite será substituída para ampliar proteção às crianças alagoanas
Ofertada pelo SUS, imunizante será substituído por versão que amplia a proteção contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, irá substituir a vacina de reforço contra meningite para bebês de 12 meses pela versão meningocócica ACWY, conforme Nota Técnica enviada aos Estados. A determinação passa a vigorar a partir desta terça-feira (1º) de julho nos 102 municípios alagoanos, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Com a mudança, além da proteção contra o sorotipo C, as crianças também estarão protegidas contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis. O microrganismo é responsável por formas graves de meningite e infecções generalizadas, como a meningococcemia. Segundo informações do Ministério da Saúde, o esquema vacinal seguirá sua forma inicial, com duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos 3 e aos 5 meses de vida.

A novidade está na dose de reforço, feita aos 12 meses, que agora passará a ser feita com a versão ACWY. Para se vacinar, os pais ou responsáveis legais devem comparecer aos postos de vacinação mais próximos de suas residências, portando a Caderneta de Vacinação.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o reforço da proteção contra a meningite é importante para a saúde dos bebês. “A meningite é uma doença grave e os pais ou responsáveis devem levar seus bebês para os postos de saúde e seguir o calendário de vacinação para assegurar a proteção e bem estar de seus pequenos”, reforçou o gestor da Sesau.
Últimas notícias
INSS vai barrar pedido repetido de aposentadorias, pensões e auxílios
Acusado de tentar matar tio por negar cerveja é preso pela Polícia Civil em Maceió
Polícia Militar intensifica policiamento ostensivo na Grande Maceió
Foi picado por escorpião? Saiba qual unidade de saúde procurar em Alagoas
Caso Davi: policiais acusados de desaparecimento de adolescente vão a júri em Maceió
Prefeitura de Colônia Leopoldina lança editais de concursos públicos
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
