Inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de História de Alagoas são prorrogadas
Inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico; podem participar alunos da rede pública estadual
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou até o dia 4 de julho as inscrições para a 6ª Olimpíada de História de Alagoas, que devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/zCJMy2Ct6CjUnoVq6.
Podem participar alunos da rede pública estadual, devidamente matriculados do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, ou os seus equivalentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os participantes deverão se organizar em equipes formadas por três estudantes. Um único professor pode orientar até três equipes, mas o estudante só pode integrar uma.
A Olimpíada visa estimular o ensino da história afroindígena alagoana e preparar os estudantes para avaliações externas, conforme explica o gerente de Práticas Educacionais da Seduc, Ricardo Santos.
“A Olimpíada de História de Alagoas (Olhal) é de grande importância para a educação pública, pois promove a expansão do conhecimento sobre a história afroindígena de Alagoas, em conformidade com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, bem como reconhece a contribuição de personalidades significativas de nossa história, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o respeito à diversidade entre os estudantes”, avalia o gerente.
A competição e cronograma
A olimpíada será composta por três fases: 1ª fase, no dia 10 de julho, consistirá em uma prova on-line com 20 questões objetivas, classificando para a 2ª fase até uma (1) equipe de cada Gerência Esepcial de Educação (GEE); a 2ª será uma prova discursiva, também no formato on-line, no dia 24 de julho, quando serão selecionadas para a 3ª fase as três equipes com a maior pontuação; na 3ª e última fase, as equipes concorrentes farão atividades presenciais durante o 8º Encontro Estudantil.

Na última etapa, as atividades serão constituídas por Quiz Show, com rodadas de perguntas rápidas sobre História de Alagoas, com diferentes níveis de dificuldade; Batalha de Argumentos, em que as equipes recebem temas polêmicos ou dilemas históricos e devem defender pontos de vista opostos, onde serão avaliados por uma banca; e, por fim, uma análise de Fontes, que consistirá na apresentação de documentos inéditos, para análise e resposta imediata, promovendo raciocínio crítico e trabalho em equipe.
A classificação para as etapas seguintes será feita por meio de pontuação de desempenho. Na 3ª e última fase, as equipes receberão medalhas e troféus. O resultado das fases deram divulgados na página da escola web, pelo endereço eletrônico <https://escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/iv-olimpiada-de-historia-de-alagoas-olhal>.
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Projeto que leva água para comunidades do Sertão de AL realiza ‘treinão’ em Maceió para arrecadas fundos
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
