Inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de História de Alagoas são prorrogadas
Inscrições devem ser feitas pelo formulário eletrônico; podem participar alunos da rede pública estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou até o dia 4 de julho as inscrições para a 6ª Olimpíada de História de Alagoas, que devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/zCJMy2Ct6CjUnoVq6.
Podem participar alunos da rede pública estadual, devidamente matriculados do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, ou os seus equivalentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os participantes deverão se organizar em equipes formadas por três estudantes. Um único professor pode orientar até três equipes, mas o estudante só pode integrar uma.
A Olimpíada visa estimular o ensino da história afroindígena alagoana e preparar os estudantes para avaliações externas, conforme explica o gerente de Práticas Educacionais da Seduc, Ricardo Santos.
“A Olimpíada de História de Alagoas (Olhal) é de grande importância para a educação pública, pois promove a expansão do conhecimento sobre a história afroindígena de Alagoas, em conformidade com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, bem como reconhece a contribuição de personalidades significativas de nossa história, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o respeito à diversidade entre os estudantes”, avalia o gerente.
A competição e cronograma
A olimpíada será composta por três fases: 1ª fase, no dia 10 de julho, consistirá em uma prova on-line com 20 questões objetivas, classificando para a 2ª fase até uma (1) equipe de cada Gerência Esepcial de Educação (GEE); a 2ª será uma prova discursiva, também no formato on-line, no dia 24 de julho, quando serão selecionadas para a 3ª fase as três equipes com a maior pontuação; na 3ª e última fase, as equipes concorrentes farão atividades presenciais durante o 8º Encontro Estudantil.

Na última etapa, as atividades serão constituídas por Quiz Show, com rodadas de perguntas rápidas sobre História de Alagoas, com diferentes níveis de dificuldade; Batalha de Argumentos, em que as equipes recebem temas polêmicos ou dilemas históricos e devem defender pontos de vista opostos, onde serão avaliados por uma banca; e, por fim, uma análise de Fontes, que consistirá na apresentação de documentos inéditos, para análise e resposta imediata, promovendo raciocínio crítico e trabalho em equipe.
A classificação para as etapas seguintes será feita por meio de pontuação de desempenho. Na 3ª e última fase, as equipes receberão medalhas e troféus. O resultado das fases deram divulgados na página da escola web, pelo endereço eletrônico <https://escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/iv-olimpiada-de-historia-de-alagoas-olhal>.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
