Governo de Alagoas regulamenta uso gratuito de cannabis medicinal no estado
O projeto é de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros
O governo de Alagoas publicou nesta terça-feira (1) o decreto que regulamenta o fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Com a medida, Alagoas se junta a outros estados que já implantaram políticas públicas para garantir o acesso a esse tipo de tratamento.
De acordo com o decreto, os pacientes que tiverem prescrição médica para uso de cannabis medicinal poderão solicitar o fornecimento gratuito dos produtos por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Para isso, será necessário apresentar receita médica, laudo que comprove o diagnóstico da doença e documentos pessoais do paciente e do responsável legal, quando for o caso.
O decreto prevê que a Sesau elabore um protocolo clínico para orientar os profissionais de saúde quanto às indicações terapêuticas do uso da cannabis medicinal. A regulação ainda inclui ações educativas e de conscientização sobre os benefícios e riscos do tratamento.
A regulamentação é resultado de um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas em 2022, de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), e sancionado pelo governador Paulo Dantas (MDB). Com a entrada em vigor do decreto, a expectativa é de que pacientes com doenças como síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e complexo da Esclerose Tuberosa possam ter acesso facilitado ao tratamento.
Nas redes sociais, o autor do projeto comemorou a regulamentação da lei de sua autoria e lembrou que o ex-deputado Lobão também apresentou um texto no mesmo sentido, sendo anexado a seu projeto posteriormente.
“Um dia muito feliz na minha vida parlamentar. (...) Quero parabenizar o secretário Gustavo, o governador Paulo Dantas que regulamenta uma lei muito importante aqui em Alagoas. Não vamos parar por aqui. Vou lutar para que outras doenças também sejam incluídas e mais vidas sejam alcançadas com dignidade, ciência e cuidado”, disse o deputado.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
