Casos de dengue caem 87% em junho em Maceió em relação a 2024, diz SMS
Medidas de campo, educativas e de vacinação da Saúde resultam na redução de mais de 87% no número de casos confirmados, em relação ao mesmo período de 2024
Com a chegada das chuvas, o crescimento do número de casos de dengue volta a ser uma fonte de preocupação para os serviços de saúde de todo o país. Na capital alagoana, no entanto, dados do Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) constataram, na primeira quinzena do mês de junho, uma redução de mais de 87% no número de casos confirmados da doença, em relação ao mesmo período de 2024.
Por trás do número positivo estão, além do trabalho de campo desenvolvido pelas equipes de agentes de endemias no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, as estratégias realizadas em outras frentes de atuação, a exemplo das ações de educação em saúde que levam informação e ações efetivas não só ao usuário da unidade de saúde, mas também a outros públicos, como escolas e ambientes diferenciados de trabalho.
Com a incorporação da vacina contra à dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) e sua distribuição para os estados e Distrito Federal em 2024, novas estratégias da SMS foram executadas para atender a essa demanda preventiva. Somando esforços ao Ministério da Saúde, a SMS inovou, realizando a campanha de vacinação contra a doença, voltada às crianças de 10 à 14 anos de idade, junto às escolas.
Na parceria do Programa de Saúde na Escola (PSE) com a Coordenação Técnica de Imunização do município, foram colocadas em prática durante todo o ano passado ações educativas e de intensificação de vacinas, de modo a conscientizar os estudantes da rede pública e garantir a imunização contra a doença nessa faixa etária.
A campanha - que promoveu buscas ativas nas escolas e levou os grupos de estudantes autorizados pelos pais para a aplicação do imunizante contra a dengue nas unidades de saúde próximas às escolas - resultou, entre julho e dezembro de 2024, num total de 3.039 doses da vacina aplicadas nos estudantes de 82 escolas da rede pública.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, iniciativas como essa demonstram o empenho que o município dedica às medidas preventivas voltadas à população.
“Em todas as campanhas de imunização que realizamos, buscamos proteger as crianças e levar saúde e acesso ao imunizante, conscientizando profissionais e familiares sobre a importância de combater doenças, como a dengue, através da vacinação, um dos métodos mais seguros e que evitam agravos aos nossos pequenos”, destacou o titular da SMS.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde de Maceió. O esquema vacinal, para crianças de 10 a 14 anos de idade, está dividido em duas doses, com a segunda dose sendo aplicada três meses (90 dias) após a primeira.
Últimas notícias
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
SSP deflagra grande operação de combate à criminalidade na Rota do Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
