Casos de dengue caem 87% em junho em Maceió em relação a 2024, diz SMS
Medidas de campo, educativas e de vacinação da Saúde resultam na redução de mais de 87% no número de casos confirmados, em relação ao mesmo período de 2024
Com a chegada das chuvas, o crescimento do número de casos de dengue volta a ser uma fonte de preocupação para os serviços de saúde de todo o país. Na capital alagoana, no entanto, dados do Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) constataram, na primeira quinzena do mês de junho, uma redução de mais de 87% no número de casos confirmados da doença, em relação ao mesmo período de 2024.
Por trás do número positivo estão, além do trabalho de campo desenvolvido pelas equipes de agentes de endemias no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, as estratégias realizadas em outras frentes de atuação, a exemplo das ações de educação em saúde que levam informação e ações efetivas não só ao usuário da unidade de saúde, mas também a outros públicos, como escolas e ambientes diferenciados de trabalho.
Com a incorporação da vacina contra à dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) e sua distribuição para os estados e Distrito Federal em 2024, novas estratégias da SMS foram executadas para atender a essa demanda preventiva. Somando esforços ao Ministério da Saúde, a SMS inovou, realizando a campanha de vacinação contra a doença, voltada às crianças de 10 à 14 anos de idade, junto às escolas.
Na parceria do Programa de Saúde na Escola (PSE) com a Coordenação Técnica de Imunização do município, foram colocadas em prática durante todo o ano passado ações educativas e de intensificação de vacinas, de modo a conscientizar os estudantes da rede pública e garantir a imunização contra a doença nessa faixa etária.
A campanha - que promoveu buscas ativas nas escolas e levou os grupos de estudantes autorizados pelos pais para a aplicação do imunizante contra a dengue nas unidades de saúde próximas às escolas - resultou, entre julho e dezembro de 2024, num total de 3.039 doses da vacina aplicadas nos estudantes de 82 escolas da rede pública.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, iniciativas como essa demonstram o empenho que o município dedica às medidas preventivas voltadas à população.
“Em todas as campanhas de imunização que realizamos, buscamos proteger as crianças e levar saúde e acesso ao imunizante, conscientizando profissionais e familiares sobre a importância de combater doenças, como a dengue, através da vacinação, um dos métodos mais seguros e que evitam agravos aos nossos pequenos”, destacou o titular da SMS.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde de Maceió. O esquema vacinal, para crianças de 10 a 14 anos de idade, está dividido em duas doses, com a segunda dose sendo aplicada três meses (90 dias) após a primeira.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
