Casos de dengue caem 87% em junho em Maceió em relação a 2024, diz SMS
Medidas de campo, educativas e de vacinação da Saúde resultam na redução de mais de 87% no número de casos confirmados, em relação ao mesmo período de 2024
Com a chegada das chuvas, o crescimento do número de casos de dengue volta a ser uma fonte de preocupação para os serviços de saúde de todo o país. Na capital alagoana, no entanto, dados do Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) constataram, na primeira quinzena do mês de junho, uma redução de mais de 87% no número de casos confirmados da doença, em relação ao mesmo período de 2024.
Por trás do número positivo estão, além do trabalho de campo desenvolvido pelas equipes de agentes de endemias no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, as estratégias realizadas em outras frentes de atuação, a exemplo das ações de educação em saúde que levam informação e ações efetivas não só ao usuário da unidade de saúde, mas também a outros públicos, como escolas e ambientes diferenciados de trabalho.
Com a incorporação da vacina contra à dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) e sua distribuição para os estados e Distrito Federal em 2024, novas estratégias da SMS foram executadas para atender a essa demanda preventiva. Somando esforços ao Ministério da Saúde, a SMS inovou, realizando a campanha de vacinação contra a doença, voltada às crianças de 10 à 14 anos de idade, junto às escolas.
Na parceria do Programa de Saúde na Escola (PSE) com a Coordenação Técnica de Imunização do município, foram colocadas em prática durante todo o ano passado ações educativas e de intensificação de vacinas, de modo a conscientizar os estudantes da rede pública e garantir a imunização contra a doença nessa faixa etária.
A campanha - que promoveu buscas ativas nas escolas e levou os grupos de estudantes autorizados pelos pais para a aplicação do imunizante contra a dengue nas unidades de saúde próximas às escolas - resultou, entre julho e dezembro de 2024, num total de 3.039 doses da vacina aplicadas nos estudantes de 82 escolas da rede pública.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, iniciativas como essa demonstram o empenho que o município dedica às medidas preventivas voltadas à população.
“Em todas as campanhas de imunização que realizamos, buscamos proteger as crianças e levar saúde e acesso ao imunizante, conscientizando profissionais e familiares sobre a importância de combater doenças, como a dengue, através da vacinação, um dos métodos mais seguros e que evitam agravos aos nossos pequenos”, destacou o titular da SMS.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde de Maceió. O esquema vacinal, para crianças de 10 a 14 anos de idade, está dividido em duas doses, com a segunda dose sendo aplicada três meses (90 dias) após a primeira.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
