Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
“Justiça manda prender, o Estado solta com tornozeleira eletrônica"
O deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil) usou suas redes sociais nesta quarta-feira (9) para fazer uma grave denúncia sobre o sistema penal em Alagoas. Em vídeo publicado, o parlamentar mostrou o momento em que um homem usando tornozeleira eletrônica tenta assaltar duas mulheres, sendo detido por populares. O caso gerou indignação e serviu de base para o alerta do deputado sobre a fragilidade do cumprimento de penas no estado.
Segundo Leonam, enquanto no restante do país se repete a máxima de que "a polícia prende e a Justiça solta", em Alagoas a situação é ainda mais crítica: "Aqui, a Justiça manda prender, mas o Estado solta, porque não oferece a estrutura necessária para manter criminoso preso. O regime semiaberto, que deveria ser meio-termo entre o fechado e a liberdade, simplesmente não existe em Alagoas", declarou.
O parlamentar apontou que a tornozeleira eletrônica, usada como medida alternativa à prisão, tem se tornado símbolo de liberdade antecipada — sem qualquer controle efetivo. "A verdade é que a tornozeleira, que deveria ser uma medida de controle, virou um passaporte para o criminoso voltar às ruas. E nada está impedindo que esses indivíduos voltem a cometer crimes", criticou o deputado.
Diante da situação, Delegado Leonam informou que já protocolou uma cobrança oficial ao Governo de Alagoas, exigindo providências imediatas: "Cobramos formalmente que o governo tome medidas urgentes para criar o regime semiaberto no estado conforme determina a legislação. A ausência dessa estrutura coloca a população em risco todos os dias" afirmou.
A denúncia gerou grande repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a efetividade do sistema penitenciário alagoano. Atualmente, segundo o parlamentar, detentos que deveriam cumprir pena em regime intermediário acabam liberados para casa sem o devido acompanhamento, agravando a sensação de insegurança da população.
Delegado Leonam finalizou com um apelo: "Alagoas não pode continuar assim. A falta de ação do Estado está colocando todos nós em risco".
Últimas notícias
Dois homens são presos acusados de furto qualificado em Arapiraca
Vereadora por Limeira cobra responsabilização por morte de jovem em salto de rope jump
Homem armado com faca é detido por ameaçar moradores de Estrela de Alagoas
Pai é acusado de maus tratos contra o próprio filho no município de Craíbas
Homem que morava sozinho é encontrado morto em casa no Feitosa, em Maceió
Criminoso invade casa e executa homem a tiros em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
