Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
“Justiça manda prender, o Estado solta com tornozeleira eletrônica"
O deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil) usou suas redes sociais nesta quarta-feira (9) para fazer uma grave denúncia sobre o sistema penal em Alagoas. Em vídeo publicado, o parlamentar mostrou o momento em que um homem usando tornozeleira eletrônica tenta assaltar duas mulheres, sendo detido por populares. O caso gerou indignação e serviu de base para o alerta do deputado sobre a fragilidade do cumprimento de penas no estado.
Segundo Leonam, enquanto no restante do país se repete a máxima de que "a polícia prende e a Justiça solta", em Alagoas a situação é ainda mais crítica: "Aqui, a Justiça manda prender, mas o Estado solta, porque não oferece a estrutura necessária para manter criminoso preso. O regime semiaberto, que deveria ser meio-termo entre o fechado e a liberdade, simplesmente não existe em Alagoas", declarou.
O parlamentar apontou que a tornozeleira eletrônica, usada como medida alternativa à prisão, tem se tornado símbolo de liberdade antecipada — sem qualquer controle efetivo. "A verdade é que a tornozeleira, que deveria ser uma medida de controle, virou um passaporte para o criminoso voltar às ruas. E nada está impedindo que esses indivíduos voltem a cometer crimes", criticou o deputado.
Diante da situação, Delegado Leonam informou que já protocolou uma cobrança oficial ao Governo de Alagoas, exigindo providências imediatas: "Cobramos formalmente que o governo tome medidas urgentes para criar o regime semiaberto no estado conforme determina a legislação. A ausência dessa estrutura coloca a população em risco todos os dias" afirmou.
A denúncia gerou grande repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a efetividade do sistema penitenciário alagoano. Atualmente, segundo o parlamentar, detentos que deveriam cumprir pena em regime intermediário acabam liberados para casa sem o devido acompanhamento, agravando a sensação de insegurança da população.
Delegado Leonam finalizou com um apelo: "Alagoas não pode continuar assim. A falta de ação do Estado está colocando todos nós em risco".
Últimas notícias
Carreta que transportava vidro tomba e interdita BR-101 em Novo Lino
Prefeitura lança programas inéditos para tratar pacientes com câncer e endometriose no Hospital da Cidade
Jovem é morto a tiros no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió; PM foi acionada
Rodrigo Cunha entrega Linha Verde e amplia mobilidade em Maceió
Marina Candia fortalece economia criativa com loja do Vestir Massayó
Prefeito Nicollas anuncia novo trator para agricultura familiar de Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
