Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
“Justiça manda prender, o Estado solta com tornozeleira eletrônica"
O deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil) usou suas redes sociais nesta quarta-feira (9) para fazer uma grave denúncia sobre o sistema penal em Alagoas. Em vídeo publicado, o parlamentar mostrou o momento em que um homem usando tornozeleira eletrônica tenta assaltar duas mulheres, sendo detido por populares. O caso gerou indignação e serviu de base para o alerta do deputado sobre a fragilidade do cumprimento de penas no estado.
Segundo Leonam, enquanto no restante do país se repete a máxima de que "a polícia prende e a Justiça solta", em Alagoas a situação é ainda mais crítica: "Aqui, a Justiça manda prender, mas o Estado solta, porque não oferece a estrutura necessária para manter criminoso preso. O regime semiaberto, que deveria ser meio-termo entre o fechado e a liberdade, simplesmente não existe em Alagoas", declarou.
O parlamentar apontou que a tornozeleira eletrônica, usada como medida alternativa à prisão, tem se tornado símbolo de liberdade antecipada — sem qualquer controle efetivo. "A verdade é que a tornozeleira, que deveria ser uma medida de controle, virou um passaporte para o criminoso voltar às ruas. E nada está impedindo que esses indivíduos voltem a cometer crimes", criticou o deputado.
Diante da situação, Delegado Leonam informou que já protocolou uma cobrança oficial ao Governo de Alagoas, exigindo providências imediatas: "Cobramos formalmente que o governo tome medidas urgentes para criar o regime semiaberto no estado conforme determina a legislação. A ausência dessa estrutura coloca a população em risco todos os dias" afirmou.
A denúncia gerou grande repercussão nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a efetividade do sistema penitenciário alagoano. Atualmente, segundo o parlamentar, detentos que deveriam cumprir pena em regime intermediário acabam liberados para casa sem o devido acompanhamento, agravando a sensação de insegurança da população.
Delegado Leonam finalizou com um apelo: "Alagoas não pode continuar assim. A falta de ação do Estado está colocando todos nós em risco".
Últimas notícias
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Morre aos 91 anos Doutora Arlene, ex-prefeita de Flexeiras por três mandatos
Mercado da Produção segue em funcionamento durante obras de reforma
Justiça bloqueia mais R$ 4,2 milhões do Estado para Hospital Veredas
Após duplo homicídio, suspeitos incendeiam imóvel por não encontrar terceiro alvo
Hospital da Criança de Alagoas alcança quase 400 mil atendimentos
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
