Alagoas bate recorde e abre mais de 23 mil empresas no primeiro semestre
Dados são divulgados pela Junta Comercial de Alagoas

Alagoas abriu 23.685 empresas no primeiro semestre de 2025, batendo o recorde na história do estado para o período. É o que divulga a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), entidade responsável pela abertura, pela alteração e pela baixa de negócios no estado.
O número atingido nos primeiros seis meses deste ano é 26,52% superior ao valor obtido em 2024, de 18.721 empresas, e 11% superior ao quantitativo atingido em 2021, de 21.388 negócios, antigo recorde para o período.
O total chega ainda a ser superior a marcas anuais, ficando acima dos quantitativos alcançados nos dozes meses de cada ano anterior a 2018.
De acordo com a Junta Comercial, no primeiro semestre de 2025, foram constituídos 17.886 microempreendedores individuais (MEIs), 4.145 microempresas (MEs), 1.131 empresas de pequeno porte (EPPs) e 523 negócios considerados sem porte.
Para todos os portes, houve crescimento quando comparados a 2024. Em relação aos MEIs, o aumento foi de 27,6%. Para as MEs, o aumento foi de 21,8%. Para as EPPs, o aumento foi de 32,13%. Enquanto para os negócios considerados sem porte, foi de 17,53%.
Para o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, os números são reflexos de uma modernização não só da Junta Comercial, que tem investido em uma reestruturação física de sua sede e na evolução dos sistemas digitais, mas também do próprio Governo do Estado.
“Neste ano, Alagoas tem quebrado diversos recordes que já eram altos. Isso é fruto de muito trabalho do governador Paulo Dantas e de todos os secretários, que tem proporcionado um ambiente de negócios favorável para que você possa empreender e para que a sua empresa possa crescer. Esse ambiente vem dos incentivos fiscais, da melhoria da nossa malha viária, que é uma das melhores do Brasil, e que agora também vai contar com evoluções para o licenciamento empresarial”, exaltou o presidente ao falar da segunda fase da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.
Outros dados de abertura
Conforme as naturezas jurídicas de registro da Junta Comercial, o número total obtido no primeiro semestre pode ser subdividido em 19.145 empresários individuais, 4.448 sociedades limitadas, 45 sociedades anônimas fechadas, 17 cooperativas, 15 sociedades anônimas abertas, 9 consórcios de sociedades, 4 empresas públicas e 2 cooperativas de consumo.
No período, ainda foram constituídas 745 filiais. Dessas, 583 estão situadas em no estado, enquanto 162 se referem a filiais instaladas fora de Alagoas. Os estados de Pernambuco (59 negócios), Bahia (37), Sergipe (13), São Paulo (12) e Minas Gerais (9) foram as unidades federativas do país que mais receberam filiais de empresas alagoanas.
Em relação às seções de atividades, os maiores números foram estabelecidos para comércio (6.481 empresas); transporte, armazenagem e correio (3.764); alojamento e alimentação (2.257); atividades profissionais, científicas e técnicas (1.674); atividades administrativas e serviços complementares (1.666); indústrias de transformação (1.583); e outras atividades de serviços (1.354).
Extinções empresariais
No primeiro semestre de 2025, Alagoas contou com a extinção de 13.571 negócios. O quantitativo total de fechamentos pode ser subdividido em 9.442 MEIs, 3.567 MEs, 344 EPPs e 218 negócios considerados sem porte.
Nesta quarta-feira (16), a Juceal divulgará os rankings de aberturas e extinções empresariais de acordo com os 102 municípios alagoanos.
Veja também
Últimas notícias

Ação de controle da UVZ de Maceió recolhe animais com sinais de esporotricose no Biu

Operação da OAB/AL fecha falso escritório de advocacia no município de Igaci

Desentendimento no trânsito termina em briga na Avenida Cachoeira do Meirim

Deputado Delegado Leonam critica crescimento da violência em Alagoas

Polícia Civil prende suspeito de pornografia infantil em São Miguel dos Campos

Condenado por tráfico, “Segurança do Amor” vai cumprir pena no semiaberto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
