Ceará confirma primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas no interior do estado
O Ceará confirmou o primeiro foco de gripe aviária em aves de criação doméstica no município de Quixeramobim, no Sertão Central. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (18), pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), após confirmação laboratorial feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP).
As aves infectadas pertenciam a uma propriedade de subsistência, ou seja, voltada apenas para o consumo do próprio criador. Após a confirmação, a Adagri deu início imediato às ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que inclui a interdição da área e a eutanásia dos animais, conforme os protocolos sanitários.
Segundo o órgão, uma investigação complementar está sendo conduzida em um raio de 10 quilômetros ao redor da propriedade para verificar possíveis vínculos com outras criações.
Apesar da ocorrência, a Adagri reforça que o consumo de carne de aves e ovos segue seguro. “A doença não é transmitida por meio do consumo desses produtos. Portanto, não há qualquer restrição nesse sentido para a população”, informou a agência.
Esta é a primeira confirmação da doença no estado. Um caso suspeito havia sido registrado anteriormente em uma criação de subsistência no município de Salitre, mas foi descartado após análise laboratorial.
Avanço da gripe aviária no Brasil
A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) é um vírus que afeta, majoritariamente, aves, podendo causar síndromes respiratórias e neurológicas graves. Desde a chegada da cepa ao Brasil, em maio de 2023, o país já investigou quase 3 mil casos suspeitos.
O primeiro caso registrado em uma granja comercial no Brasil ocorreu em maio deste ano, no estado do Rio Grande do Sul, acendendo o alerta para os riscos à avicultura industrial.
As autoridades sanitárias seguem monitorando o avanço da doença, buscando conter novos focos e evitar impactos maiores na produção avícola nacional.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Daniel Barbosa é reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos
Lula é o mais votado para presidente em Arapiraca no primeiro turno
Veja quem são os 27 deputados estaduais eleitos por Alagoas em 2026
Apoiadores de JHC se reúnem em comitê para comemorar vitória em Maceió
Erika Hilton se torna a mulher mais votada na história da Câmara
Raquel Lyra é reeleita governadora em Pernambuco no primeiro turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
