Lei de Ayres institui cadastro público com nome e foto de estupradores e agressores de mulheres
A lei veda expressamente a divulgação de qualquer dado que identifique a vítima
Foi sancionada em Alagoas a Lei Nº 9.599/2025, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que institui dois cadastros públicos com informações de pessoas condenadas por crimes de violência sexual e doméstica contra mulheres no estado.
A nova legislação determina a criação do Cadastro de Condenados por Estupro e do Cadastro de Condenados por Crimes Praticados com Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que passarão a divulgar, de forma oficial, o nome, foto e outras informações do agressor, desde que haja condenação com sentença transitada em julgado.
As informações estarão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública, permitindo que qualquer cidadão possa consultar os antecedentes de indivíduos condenados por esses tipos de crimes.
“Essa é uma medida de justiça, proteção e transparência. As mulheres têm o direito de saber com quem estão lidando. O agressor condenado precisa ser exposto, para que a sociedade se proteja e a impunidade não prevaleça”, afirmou o deputado Alexandre Ayres.
A lei veda expressamente a divulgação de qualquer dado que identifique a vítima, garantindo seu sigilo e segurança. O texto também assegura total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Federal nº 13.709/2018).
Com a nova legislação, Alagoas se torna referência nacional na adoção de mecanismos de visibilidade e responsabilização de agressores, fortalecendo o combate à violência contra a mulher no estado.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
