Paulo Dantas sanciona lei que institui política Corações da Paz em Alagoas
Iniciativa visa reduzir a vulnerabilidade social com espaços que vão aproximar os serviços do Estado em áreas carentes

O governador Paulo Dantas sancionou, nessa segunda-feira (21), a Lei nº 9.619/2025, que institui oficialmente a política pública Corações da Paz, uma iniciativa voltada à prevenção da violência, garantia de direitos, inclusão social e fortalecimento da cidadania em comunidades vulneráveis. A nova legislação foi publicada na edição desta terça-feira (22) o Diário Oficial do Estado.
A política Corações da Paz estabelece um modelo de articulação entre diversos órgãos e secretarias do Estado, com foco na prevenção social da violência, geração de oportunidades e fortalecimento dos vínculos comunitários. Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a proposta prevê investimentos da ordem de R$ 100 milhões e a construção de 10 unidades em Alagoas.
Quatro dessas unidades serão implantadas em Maceió, nos bairros do Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Jacintinho e Benedito Bentes. Outras seis serão construídas nos municípios de Marechal Deodoro, Arapiraca, Santana do Ipanema, Rio Largo e São Luís do Quitunde.
“Com os Corações da Paz, o Estado estará presente onde a população mais precisa, indo além da segurança pública tradicional. Queremos garantir inclusão, oportunidades reais e soluções pacíficas para os conflitos do dia a dia, impactando diretamente a vida do cidadão alagoano”, destacou o governador Paulo Dantas.
Cada Complexo Comunitário Corações da Paz será composto por três blocos. O primeiro contará com espaços para capacitação, cultura e cidadania, com salas multiuso, biblioteca, auditório, laboratórios técnicos e de informática, sala de dança e áreas colaborativas para oficinas, cursos profissionalizantes, atividades culturais e ações de promoção à saúde e ao bem-estar.
O segundo bloco será destinado ao atendimento direto à população, com serviços essenciais como emissão de documentos (RG, CNH, certidões), regularização de nome social, carteiras para idosos, pessoas com deficiência e autistas, além de espaços dedicados à Secretaria do Trabalho, Mediação de Conflitos, CRAD, CPDI e outros.
O bloco 3 abrigará área administrativa, com salas de coordenação, copa, vestiário e alojamento para a equipe de segurança.
A governança da política contará com três instâncias principais: o Conselho Gestor, a Câmara Técnica Intersetorial e a Rede Local de Cidadania, que serão regulamentadas por decreto. A política será conduzida de forma integrada com outras pastas, como Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social e Segurança Pública.
Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, é essencial investir em políticas que unam diferentes áreas e tenham impacto concreto na vida das pessoas.
“O Corações da Paz mostra que segurança também se faz com respeito, cuidado, cidadania e oportunidades. A ideia é transformar vidas de verdade, com ações que chegam aos cidadãos, nas famílias e nas comunidades”, afirmou Ricardo Dória.
Últimas notícias

Rafael Brito visita Instituto Sonho Grande (SP) e destaca avanços com a aprovação do SUS da Educação

Mulher que filmou amantes em show ironiza: “Arruinando casamentos”

Erro faz homem ganhar duas vezes na loteria no mesmo dia

Labubu vira vilão na web e astrólogo explica o que está por trás disso

Nova vistoria é realizada em residência de Penedo com solo aquecido

Paulo Dantas propõe nova era para professores com valorização e ascensão profissional simplificada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
