Hemoal promove coletas externas em Coruripe e Delmiro Gouveia, nesta quinta (24)
Ações ocorrem, simultaneamente, das 9h às 16h, e visam facilitar o acesso aos dadores do Litoral Sul e Sertão
Equipes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promovem duas coletas externas de sangue simultâneas nesta quinta-feira (24). As ações ocorrem das 9h às 16h, em Coruripe, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT); e em Delmiro Gouveia, no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS).
Através destas iniciativas, o Hemoal facilita o acesso à prática da doação voluntária de sangue para os voluntários que residem no Litoral Sul e no Sertão do Estado. Paralelamente, o hemocentro alagoano também contribui para manter estabilizado o estoque de sangue e, deste modo, atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais.
"Em mais duas ações itinerantes, o Hemoal descentraliza suas ações de captação de doadores de sangue. Através do Programa Hemoal no Seu Município, levamos nossas equipes volantes às cidades que não contam com postos fixos de coleta", salienta o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.
Critérios para doar sangue
Critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) apontam que, para doar sangue, os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. É necessário, também, apresentar um documento de identificação oficial e original com foto para se candidatar à doação de sangue.
No caso do voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, àquele que colocou piercing, é determinada uma proibição de doar sangue pelo período de 12 meses. Quanto ao doador que estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, é necessário aguardar 10 dias após o fim dos sintomas para que possa se candidatar à doação voluntária de sangue.
Já no caso dos impeditivos permanentes para doar sangue, o Ministério da Saúde estabelece regras rígidas. Uma pessoa contaminada pelo vírus da hepatite após os 11 anos de idade, bem como, pelo HIV, sífilis e doença de Chagas, fica impedida de doar permanentemente.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
