Saúde

Hemoal promove coletas externas em Coruripe e Delmiro Gouveia, nesta quinta (24)

Ações ocorrem, simultaneamente, das 9h às 16h, e visam facilitar o acesso aos dadores do Litoral Sul e Sertão

Por 7Segundos com assessoria 23/07/2025 18h06 - Atualizado em 23/07/2025 18h06
Hemoal promove coletas externas em Coruripe e Delmiro Gouveia, nesta quinta (24)
Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter boa ter boa saúde e idade entre 18 e 69 anos - Foto: Ascom

Equipes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promovem duas coletas externas de sangue simultâneas nesta quinta-feira (24). As ações ocorrem das 9h às 16h, em Coruripe, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT); e em Delmiro Gouveia, no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS).

Através destas iniciativas, o Hemoal facilita o acesso à prática da doação voluntária de sangue para os voluntários que residem no Litoral Sul e no Sertão do Estado. Paralelamente, o hemocentro alagoano também contribui para manter estabilizado o estoque de sangue e, deste modo, atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais.

"Em mais duas ações itinerantes, o Hemoal descentraliza suas ações de captação de doadores de sangue. Através do Programa Hemoal no Seu Município, levamos nossas equipes volantes às cidades que não contam com postos fixos de coleta", salienta o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.

Critérios para doar sangue


Critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) apontam que, para doar sangue, os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. É necessário, também, apresentar um documento de identificação oficial e original com foto para se candidatar à doação de sangue.

No caso do voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, àquele que colocou piercing, é determinada uma proibição de doar sangue pelo período de 12 meses. Quanto ao doador que estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, é necessário aguardar 10 dias após o fim dos sintomas para que possa se candidatar à doação voluntária de sangue.

Já no caso dos impeditivos permanentes para doar sangue, o Ministério da Saúde estabelece regras rígidas. Uma pessoa contaminada pelo vírus da hepatite após os 11 anos de idade, bem como, pelo HIV, sífilis e doença de Chagas, fica impedida de doar permanentemente.