Pediatra da Sesau alerta pais sobre importância de vacinar as crianças contra o rotavírus
Doença causa diarreia severa e pode levar à morte, mas pode ser evitada com a imunização das crianças
Caracterizado como um dos principais agentes virais causadores de diarreia grave em crianças menores de 5 anos de idade, o Rotavírus pode ser evitado por meio da vacinação. O alerta é da pediatra Sirmani Frazão, que atua na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ela orienta os pais a imunizarem seus filhos e protegê-los contra o agente infeccioso.
De acordo com a especialista, pessoas de todas as idades podem sofrer com a infecção causada pelo rotavírus, entretanto, a gastroenterite, que representa a manifestação clínica, é mais comum em crianças menores de 5 anos de idade. A pediatra enfatiza que, se não for tratada adequadamente, a doença pode evoluir para complicações e quadros graves, que podem, inclusive, levar à morte.

“O esquema vacinal contra o rotavírus para crianças compreende duas doses. A primeira deve ser aplicada aos 2 meses, conforme o Calendário Nacional de Vacinação da Criança. A segunda dose deve ser administrada aos 4 meses, com intervalo de 30 dias entre uma e outra.
Sirmani Frazão reforça ainda que a vacina é segura e está disponível em postos de vacinação em todo o Estado de Alagoas.
“É essencial que os pais ou responsáveis mantenham o calendário vacinal de seus filhos sempre atualizado e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Essas medidas garantem a segurança clínica, desenvolvimento saldável e bem estar de nossas crianças”, lembra a especialista.
Transmissão e Sintomas
O rotavírus é transmitido pela via fecal-oral, ou seja, pelo contato pessoa a pessoa; ingestão de água e alimentos contaminados; contato com objetos contaminados; e propagação aérea por aerossóis. Ele é encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas e o período de incubação é de dois dias, em média.

Entre os principais sintomas do rotavírus na faixa etária dos 6 seis meses aos 2 anos, estão as ocorrências repentinas de vômitos, diarreia com aspecto aquoso, gorduroso e explosivo. A criança também passa a ser acometida por febre, além de desidratação.
Epidemiologia
Dados do Sistema de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde apontam que, em 2024, foram registrados 19 casos de rotavírus em Alagoas, sendo 12 no primeiro semestre. Já nos primeiros seis meses deste ano foram notificados 10 casos. Não houve óbitos no período analisado.
Últimas notícias
Polícia Militar prende suspeito com moto roubada dentro de residência em Satuba
Polícia Civil investiga dois achados de cadáver no Litoral Norte de Alagoas
CRAS de Igaci inicia atendimento voltado à população idosa com foco em qualidade de vida
Secretaria de Saúde ressalta importância da vacinação contra Influenza em Alagoas
Operação cumpre mandados e apreende drogas e arma em Santana do Ipanema
Gestores de Alagoas participam de imersão no Rio para aprimorar atenção básica
Vídeos e noticias mais lidas
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
