Pediatra da Sesau alerta pais sobre importância de vacinar as crianças contra o rotavírus
Doença causa diarreia severa e pode levar à morte, mas pode ser evitada com a imunização das crianças
Caracterizado como um dos principais agentes virais causadores de diarreia grave em crianças menores de 5 anos de idade, o Rotavírus pode ser evitado por meio da vacinação. O alerta é da pediatra Sirmani Frazão, que atua na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ela orienta os pais a imunizarem seus filhos e protegê-los contra o agente infeccioso.
De acordo com a especialista, pessoas de todas as idades podem sofrer com a infecção causada pelo rotavírus, entretanto, a gastroenterite, que representa a manifestação clínica, é mais comum em crianças menores de 5 anos de idade. A pediatra enfatiza que, se não for tratada adequadamente, a doença pode evoluir para complicações e quadros graves, que podem, inclusive, levar à morte.

“O esquema vacinal contra o rotavírus para crianças compreende duas doses. A primeira deve ser aplicada aos 2 meses, conforme o Calendário Nacional de Vacinação da Criança. A segunda dose deve ser administrada aos 4 meses, com intervalo de 30 dias entre uma e outra.
Sirmani Frazão reforça ainda que a vacina é segura e está disponível em postos de vacinação em todo o Estado de Alagoas.
“É essencial que os pais ou responsáveis mantenham o calendário vacinal de seus filhos sempre atualizado e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Essas medidas garantem a segurança clínica, desenvolvimento saldável e bem estar de nossas crianças”, lembra a especialista.
Transmissão e Sintomas
O rotavírus é transmitido pela via fecal-oral, ou seja, pelo contato pessoa a pessoa; ingestão de água e alimentos contaminados; contato com objetos contaminados; e propagação aérea por aerossóis. Ele é encontrado em altas concentrações nas fezes de crianças infectadas e o período de incubação é de dois dias, em média.

Entre os principais sintomas do rotavírus na faixa etária dos 6 seis meses aos 2 anos, estão as ocorrências repentinas de vômitos, diarreia com aspecto aquoso, gorduroso e explosivo. A criança também passa a ser acometida por febre, além de desidratação.
Epidemiologia
Dados do Sistema de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde apontam que, em 2024, foram registrados 19 casos de rotavírus em Alagoas, sendo 12 no primeiro semestre. Já nos primeiros seis meses deste ano foram notificados 10 casos. Não houve óbitos no período analisado.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
