Justiça determina suspensão da greve dos servidores da Educação e estabelece multa diária por descumprimento
Decisão considera os danos que a longa paralisação pode causar aos estudantes. Seduc anuncia desconto de faltas a partir desta sexta-feira
Uma decisão da Justiça alagoana determina a imediata suspensão da greve dos servidores da rede estadual ensino, sob pena de multa diária de R$ 5 mil a ser paga pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), em caso de descumprimento.
Embora reconheça o direito de greve dos trabalhadores da Educação, a decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas considera “o perigo de dano correlato e insofismável” que a longa paralisação – iniciada em 1º de julho – representa contra os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, notadamente o acesso à educação e à alimentação.
Para garantir o cumprimento da decisão judicial, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) comunicou por meio de Nota Oficial, a aplicação do desconto dos dias faltosos no salário dos trabalhadores em greve, a partir desta sexta-feira, 1º de agosto.
Leia a nota na íntegra:
Nota Oficial
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), em cumprimento à decisão judicial proferida no Procedimento Comum Cível nº 0807850-70.2025.8.02.0000 , informa à comunidade escolar e aos servidores da rede estadual que o Tribunal de Justiça de Alagoas determinou a suspensão do movimento grevista deflagrado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal).
A decisão judicial, que reconhece a educação como um serviço público essencial , busca garantir a continuidade da prestação do serviço público de educação básica em âmbito estadual e proteger os direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes, como o acesso à educação e à alimentação.
Para assegurar o pleno funcionamento das atividades escolares e o respeito à decisão judicial, a Seduc comunica que, a partir da próxima sexta-feira, 1º de agosto, será aplicada a prerrogativa de descontar dos servidores faltosos, os dias não trabalhados sem justificativas legais. Essa medida está alinhada com o entendimento do TJAL, que já se manifestou sobre a possibilidade de desconto de remuneração nos dias de greve, sem prejuízo de acordos para compensação de jornada.
A Seduc reitera seu compromisso com o diálogo e com a busca de soluções que atendam aos interesses da educação alagoana. A prioridade é a retomada integral das aulas para que não haja prejuízos ao calendário escolar e, principalmente, à aprendizagem dos nossos alunos.
Últimas notícias
Prefeitura de Palmeira dos Índios realiza nova posse dos aprovados no concurso público
Chamada Pública da merenda escolar inscreve participantes até 15 de junho
Empresas de AL entram na mira da PF em operação contra organização criminosa transnacional
[Vídeo] Polícia Civil localiza homem desaparecido há quase cinco meses em Minas Gerais
Maceió está há 100 dias sem casos de feminicídio, aponta Segurança Pública
Mãe denuncia que filha foi vítima de racismo e ameaças em escola de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
