Samu atende vítima em surto psicológico no bairro do Farol, em Maceió
Ação rápida e apoio da PM garantiu segurança e acolhimento humanizado
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (1º) para atender a uma ocorrência de possível surto psicológico. A chamada foi registrada às 07h36, para a Rua Frei Caneca, no bairro do Farol, em Maceió, onde um homem de 45 anos apresentava comportamento agitado e agressivo, no primeiro andar do edifício Santa Isabel, jogando objetos pela janela e gritando com vizinhos.
De acordo com informações repassadas à Central de Regulação Unificada (CRU), tratava-se de um provável episódio de sofrimento psíquico. Diante do cenário, uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu foi imediatamente enviada ao local, contando com o apoio da Polícia Militar (PM), que garantiu a integridade física da equipe, do paciente, dos familiares e da vizinhança.
Segundo os profissionais da USB, o paciente foi abordado com cuidado e recebeu acolhimento conforme o protocolo de atendimento humanizado. Após as intervenções iniciais, foi possível estabilizá-lo e convencê-lo a receber o devido acompanhamento. O homem foi encaminhado ao Hospital Portugal Ramalho, unidade de referência em saúde mental do Estado.
“Nos casos de atendimento psicológicos/psiquiátricos é fundamental a equipe ter um olhar humano e cauteloso para que o atendimento seja realizado com sucesso e foi exatamente o que aconteceu neste caso. Além disso, a atuação rápida da equipe e o apoio da Central de Regulação foram fundamentais para garantir um atendimento rápido”, destacou a coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.
AJUDA
Para quem enfrenta algum transtorno ou conhece alguém em sofrimento psíquico, é fundamental buscar ajuda o quanto antes. Além dos atendimentos de urgência do Samu 192, a população pode contar com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e com o Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida), pelo telefone (82) 9.8879-2710.
O serviço é gratuito e voltado a pessoas em vulnerabilidade social que enfrentam quadros de ansiedade, depressão ou tenham apresentado tentativa de suicídio.
Outra rede de apoio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza atendimento gratuito e sigiloso por meio do número 188. Para orientação aos familiares e o passo a passo do atendimento psicossocial, acesse: https://cidadao.saude.al.gov.br/servicos/caps/.
Em caso de urgência e emergência, ligue 192.
Últimas notícias
Polícia Civil investiga homicídio de jovem no bairro da Ponta da Terra, em Maceió
Após esperar dois anos por transplante de córnea, homem perde visão ao levar soco de desconhecido
Arapiraca convoca eleições para o próximo biênio do Conselho Municipal de Política Cultural
Polícia prende ex-companheira apontada como mandante de duplo homicídio no Antares
Cota única do IPTU 2026 com 20% de desconto vai até esta sexta-feira (30)
Japaratinga valoriza cultura, identidade e turismo na Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
