Samu atende vítima em surto psicológico no bairro do Farol, em Maceió
Ação rápida e apoio da PM garantiu segurança e acolhimento humanizado
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (1º) para atender a uma ocorrência de possível surto psicológico. A chamada foi registrada às 07h36, para a Rua Frei Caneca, no bairro do Farol, em Maceió, onde um homem de 45 anos apresentava comportamento agitado e agressivo, no primeiro andar do edifício Santa Isabel, jogando objetos pela janela e gritando com vizinhos.
De acordo com informações repassadas à Central de Regulação Unificada (CRU), tratava-se de um provável episódio de sofrimento psíquico. Diante do cenário, uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu foi imediatamente enviada ao local, contando com o apoio da Polícia Militar (PM), que garantiu a integridade física da equipe, do paciente, dos familiares e da vizinhança.
Segundo os profissionais da USB, o paciente foi abordado com cuidado e recebeu acolhimento conforme o protocolo de atendimento humanizado. Após as intervenções iniciais, foi possível estabilizá-lo e convencê-lo a receber o devido acompanhamento. O homem foi encaminhado ao Hospital Portugal Ramalho, unidade de referência em saúde mental do Estado.
“Nos casos de atendimento psicológicos/psiquiátricos é fundamental a equipe ter um olhar humano e cauteloso para que o atendimento seja realizado com sucesso e foi exatamente o que aconteceu neste caso. Além disso, a atuação rápida da equipe e o apoio da Central de Regulação foram fundamentais para garantir um atendimento rápido”, destacou a coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.
AJUDA
Para quem enfrenta algum transtorno ou conhece alguém em sofrimento psíquico, é fundamental buscar ajuda o quanto antes. Além dos atendimentos de urgência do Samu 192, a população pode contar com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e com o Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida), pelo telefone (82) 9.8879-2710.
O serviço é gratuito e voltado a pessoas em vulnerabilidade social que enfrentam quadros de ansiedade, depressão ou tenham apresentado tentativa de suicídio.
Outra rede de apoio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza atendimento gratuito e sigiloso por meio do número 188. Para orientação aos familiares e o passo a passo do atendimento psicossocial, acesse: https://cidadao.saude.al.gov.br/servicos/caps/.
Em caso de urgência e emergência, ligue 192.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
