Samu atende vítima em surto psicológico no bairro do Farol, em Maceió
Ação rápida e apoio da PM garantiu segurança e acolhimento humanizado

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (1º) para atender a uma ocorrência de possível surto psicológico. A chamada foi registrada às 07h36, para a Rua Frei Caneca, no bairro do Farol, em Maceió, onde um homem de 45 anos apresentava comportamento agitado e agressivo, no primeiro andar do edifício Santa Isabel, jogando objetos pela janela e gritando com vizinhos.
De acordo com informações repassadas à Central de Regulação Unificada (CRU), tratava-se de um provável episódio de sofrimento psíquico. Diante do cenário, uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu foi imediatamente enviada ao local, contando com o apoio da Polícia Militar (PM), que garantiu a integridade física da equipe, do paciente, dos familiares e da vizinhança.
Segundo os profissionais da USB, o paciente foi abordado com cuidado e recebeu acolhimento conforme o protocolo de atendimento humanizado. Após as intervenções iniciais, foi possível estabilizá-lo e convencê-lo a receber o devido acompanhamento. O homem foi encaminhado ao Hospital Portugal Ramalho, unidade de referência em saúde mental do Estado.
“Nos casos de atendimento psicológicos/psiquiátricos é fundamental a equipe ter um olhar humano e cauteloso para que o atendimento seja realizado com sucesso e foi exatamente o que aconteceu neste caso. Além disso, a atuação rápida da equipe e o apoio da Central de Regulação foram fundamentais para garantir um atendimento rápido”, destacou a coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.
AJUDA
Para quem enfrenta algum transtorno ou conhece alguém em sofrimento psíquico, é fundamental buscar ajuda o quanto antes. Além dos atendimentos de urgência do Samu 192, a população pode contar com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e com o Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida), pelo telefone (82) 9.8879-2710.
O serviço é gratuito e voltado a pessoas em vulnerabilidade social que enfrentam quadros de ansiedade, depressão ou tenham apresentado tentativa de suicídio.
Outra rede de apoio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza atendimento gratuito e sigiloso por meio do número 188. Para orientação aos familiares e o passo a passo do atendimento psicossocial, acesse: https://cidadao.saude.al.gov.br/servicos/caps/.
Em caso de urgência e emergência, ligue 192.
Últimas notícias

Maragogi recebe obras do Vida Nova nas Grotas e nova sinalização turística

Carro pega fogo ao lado do Ceasa, na Forene, em Maceió

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu

Câmara de Maceió lança 4ª temporada do programa "Câmara em Debate" para aproximar Legislativo da população
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
