Mais de 10 mil candidatos se inscrevem no Concurso Nacional Unificado em Alagoas; maioria são mulheres
Os homens somam 4.302 inscrições, enquanto três pessoas não informaram o gênero
Alagoas registrou 10.511 inscrições confirmadas na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), conforme dados divulgados pelo Governo Federal. Do total de inscritos no estado, 59% são mulheres, o que representa 6.206 candidatas. Os homens somam 4.302 inscrições, enquanto três pessoas não informaram o gênero.
Em nível nacional, o CPNU 2 já contabiliza 761.528 inscritos, com participação feminina ainda mais expressiva: 60% das candidaturas. O concurso reúne participantes de 4.951 municípios em todos os estados e oferece 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades do serviço público federal. Do total, 3.144 vagas são destinadas a cargos de nível superior e 508 a cargos de nível intermediário.
Em Alagoas, o bloco temático que recebeu maior número de inscrições foi o de Regulação, com 2.572 candidatos. Em seguida, aparecem os blocos de Administração (2.487), Seguridade Social (2.162), Cultura e Educação (927), Justiça e Defesa (673), Engenharia e Arquitetura (585), Saúde - nível intermediário (383), Desenvolvimento Socioeconômico (374) e Ciências, Dados e Tecnologia (348).
O Sudeste lidera entre as regiões brasileiras com maior número de inscritos (247.838), seguido pelo Nordeste (229.436), Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733). No panorama nacional, o bloco mais procurado também foi o de Regulação, com 177.598 inscritos, seguido pelos blocos de Administração (173.829) e Seguridade Social (127.970).
Esta edição do CPNU traz ações afirmativas voltadas à equidade de gênero. O edital prevê que, caso haja desequilíbrio na proporção de mulheres classificadas na primeira fase, ao menos 50% das vagas da segunda etapa – composta por provas discursivas – serão destinadas a candidatas aptas. O concurso também garante condições especiais para gestantes e lactantes, e reserva 25% das vagas para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência, 3% para indígenas e 2% para pessoas quilombolas.
Últimas notícias
Virginia surge beijando macaco durante viagem de luxo em Dubai
Fiscalização apreende 100 kg de produtos vencidos em estabelecimento na Ponta Verde
Presidente do Republicanos resiste a pressões e garante Davi Filho na briga pelo Senado
Renan Calheiros mira presidente da Câmara em investigações contra o banco de Vorcaro
Repasse milionário de Jairzinho Lira a ONG de Lagoa da Canoa é investigado pelo MPAL
Semana Nacional de Educação Financeira mobiliza estudantes da rede municipal em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
