Operação integrada apreende dois mil cigarros eletrônicos em bairros de Maceió
Iniciativa faz parte de ação coordenada pelo Ministério da Saúde para fortalecer estratégias de combate ao tabagismo e cigarros eletrônicos
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) integrou, nesta quinta-feira (7), uma ação de campo conjunta, realizada na parte baixa da capital, com o objetivo de combater a comercialização, distribuição, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos (vape).
Fizeram parte da ação representantes do Ministério da Saúde, Anvisa, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Vigilância Sanitária Estadual, Procon Municipal e Estadual, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, que teve como resultado a apreensão de cerca de 2 mil unidades de vapes e outros artefatos eletrônicos que utilizam o tabaco. O responsável pela comercialização no estabelecimento foi conduzido à sede da Polícia Federal.
A atividade finalizou dois dias intensos de trabalho, nos quais os representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e do Inca puderam discutir, com instâncias municipais e estaduais, estratégias mais eficientes de combate ao tabagismo.

Parte do material apreendido. Foto: reprodução/Ascom SMS
Na última quarta-feira (6), as equipes da Vigilância Sanitária de Maceió participaram da Capacitação sobre Fiscalização de Controle do Tabagismo, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), com a presença dos técnicos da Anvisa e do Ministério Público de Alagoas.
Na manhã desta quinta-feira (7), a ação de campo foi antecedida de uma reunião na sede da Vigilância Municipal, onde a Visa de Maceió apresentou aos representantes do Governo Federal sua estrutura e ações já desenvolvidas no combate ao tabagismo, principalmente na parte educativa, com adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas.
“Temos trabalhado de forma direta com esse público-alvo, que é bastante influenciado pelos modismos, procurando somar esforços com todos os parceiros, pois a união de forças é fundamental para proteger a saúde da população e ampliar as ações educativas nas escolas, nos territórios e em toda a sociedade”, disse o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.
Últimas notícias
Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
[Vídeo] Família de Maceió é surpreendida em voo após filha concluir última quimioterapia
Operação Cerco Fechado cumpre mandados de prisão em três municípios do Sertão de AL
Período de matrícula de alunos veteranos da Ufal inicia no dia 2 de fevereiro
Alagoas é refúgio dos únicos filhotes da choquinha-de-alagoas
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
