Operação integrada apreende dois mil cigarros eletrônicos em bairros de Maceió
Iniciativa faz parte de ação coordenada pelo Ministério da Saúde para fortalecer estratégias de combate ao tabagismo e cigarros eletrônicos
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) integrou, nesta quinta-feira (7), uma ação de campo conjunta, realizada na parte baixa da capital, com o objetivo de combater a comercialização, distribuição, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos (vape).
Fizeram parte da ação representantes do Ministério da Saúde, Anvisa, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Vigilância Sanitária Estadual, Procon Municipal e Estadual, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, que teve como resultado a apreensão de cerca de 2 mil unidades de vapes e outros artefatos eletrônicos que utilizam o tabaco. O responsável pela comercialização no estabelecimento foi conduzido à sede da Polícia Federal.
A atividade finalizou dois dias intensos de trabalho, nos quais os representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e do Inca puderam discutir, com instâncias municipais e estaduais, estratégias mais eficientes de combate ao tabagismo.

Parte do material apreendido. Foto: reprodução/Ascom SMS
Na última quarta-feira (6), as equipes da Vigilância Sanitária de Maceió participaram da Capacitação sobre Fiscalização de Controle do Tabagismo, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), com a presença dos técnicos da Anvisa e do Ministério Público de Alagoas.
Na manhã desta quinta-feira (7), a ação de campo foi antecedida de uma reunião na sede da Vigilância Municipal, onde a Visa de Maceió apresentou aos representantes do Governo Federal sua estrutura e ações já desenvolvidas no combate ao tabagismo, principalmente na parte educativa, com adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas.
“Temos trabalhado de forma direta com esse público-alvo, que é bastante influenciado pelos modismos, procurando somar esforços com todos os parceiros, pois a união de forças é fundamental para proteger a saúde da população e ampliar as ações educativas nas escolas, nos territórios e em toda a sociedade”, disse o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
