Operação integrada apreende dois mil cigarros eletrônicos em bairros de Maceió
Iniciativa faz parte de ação coordenada pelo Ministério da Saúde para fortalecer estratégias de combate ao tabagismo e cigarros eletrônicos
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) integrou, nesta quinta-feira (7), uma ação de campo conjunta, realizada na parte baixa da capital, com o objetivo de combater a comercialização, distribuição, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos (vape).
Fizeram parte da ação representantes do Ministério da Saúde, Anvisa, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Vigilância Sanitária Estadual, Procon Municipal e Estadual, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, que teve como resultado a apreensão de cerca de 2 mil unidades de vapes e outros artefatos eletrônicos que utilizam o tabaco. O responsável pela comercialização no estabelecimento foi conduzido à sede da Polícia Federal.
A atividade finalizou dois dias intensos de trabalho, nos quais os representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e do Inca puderam discutir, com instâncias municipais e estaduais, estratégias mais eficientes de combate ao tabagismo.

Parte do material apreendido. Foto: reprodução/Ascom SMS
Na última quarta-feira (6), as equipes da Vigilância Sanitária de Maceió participaram da Capacitação sobre Fiscalização de Controle do Tabagismo, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), com a presença dos técnicos da Anvisa e do Ministério Público de Alagoas.
Na manhã desta quinta-feira (7), a ação de campo foi antecedida de uma reunião na sede da Vigilância Municipal, onde a Visa de Maceió apresentou aos representantes do Governo Federal sua estrutura e ações já desenvolvidas no combate ao tabagismo, principalmente na parte educativa, com adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas.
“Temos trabalhado de forma direta com esse público-alvo, que é bastante influenciado pelos modismos, procurando somar esforços com todos os parceiros, pois a união de forças é fundamental para proteger a saúde da população e ampliar as ações educativas nas escolas, nos territórios e em toda a sociedade”, disse o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.
Últimas notícias
[Vídeo] Mineiro é preso nos EUA suspeito de matar ex-namorada a tiros
Confira o resultado da Mega-Sena 3037 sorteada nesta terça (28/7)
Delegado e Deputado Leonam cobra punição a autor de mortandade de animais em Ouro Branco
Fabio Costa repercute sequência de casos de violência em Alagoas e reforça propostas em tramitação na Câmara
Teca Nelma vota contra novos empréstimos da Prefeitura de Maceió e critica votação em regime de urgência
Nikolas Ferreira destaca trabalho de Cabo Bebeto e afirma: 'É a voz conservadora na Assembleia Legislativa de Alagoas'
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
