Operação integrada apreende dois mil cigarros eletrônicos em bairros de Maceió
Iniciativa faz parte de ação coordenada pelo Ministério da Saúde para fortalecer estratégias de combate ao tabagismo e cigarros eletrônicos
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) integrou, nesta quinta-feira (7), uma ação de campo conjunta, realizada na parte baixa da capital, com o objetivo de combater a comercialização, distribuição, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos (vape).
Fizeram parte da ação representantes do Ministério da Saúde, Anvisa, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Vigilância Sanitária Estadual, Procon Municipal e Estadual, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, que teve como resultado a apreensão de cerca de 2 mil unidades de vapes e outros artefatos eletrônicos que utilizam o tabaco. O responsável pela comercialização no estabelecimento foi conduzido à sede da Polícia Federal.
A atividade finalizou dois dias intensos de trabalho, nos quais os representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e do Inca puderam discutir, com instâncias municipais e estaduais, estratégias mais eficientes de combate ao tabagismo.

Parte do material apreendido. Foto: reprodução/Ascom SMS
Na última quarta-feira (6), as equipes da Vigilância Sanitária de Maceió participaram da Capacitação sobre Fiscalização de Controle do Tabagismo, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), com a presença dos técnicos da Anvisa e do Ministério Público de Alagoas.
Na manhã desta quinta-feira (7), a ação de campo foi antecedida de uma reunião na sede da Vigilância Municipal, onde a Visa de Maceió apresentou aos representantes do Governo Federal sua estrutura e ações já desenvolvidas no combate ao tabagismo, principalmente na parte educativa, com adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas.
“Temos trabalhado de forma direta com esse público-alvo, que é bastante influenciado pelos modismos, procurando somar esforços com todos os parceiros, pois a união de forças é fundamental para proteger a saúde da população e ampliar as ações educativas nas escolas, nos territórios e em toda a sociedade”, disse o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
