Emissão de carteiras de Autista e PcD são os serviços mais procurados por pais de crianças nas centrais Já!
Diagnóstico foi feito pela nova plataforma lançada pela Seplag, que permite a análise de dados do serviço de atendimento ao cidadão

A grande campanha em massa para conscientização sobre o Autismo vem trazendo dados inéditos na história da emissão de documentos em Alagoas. De acordo com o JÁ! em Números, entre julho de 2024 e julho de 2025, o segundo serviço mais procurado entre pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 0 e 15 anos foi a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Essa alta demanda trouxe mudanças na forma de atender os usuários, a exemplo da Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, que dispõe uma sala exclusiva para atender pessoas com espectro autista e outros tipos de deficiência.
O espaço foi inaugurado em março de 2024, com o objetivo de receber esse público de maneira mais acessível e personalizada, uma iniciativa da Seplag, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e com o Instituto de Identificação.

“Temos uma sala PCD, destinada a pessoas autistas e com deficiência. Esse espaço é fundamental para garantir inclusão e comodidade, permitindo que essas pessoas se sintam acolhidas e confortáveis durante o atendimento. Muitas delas já enfrentam dificuldades de locomoção, crises sensoriais entre outros, então esse cuidado faz toda a diferença”, destaca Jéssica Omena, supervisora da Central Já! Maceió Shopping.
A sala tem recursos específicos para autistas, como abafadores de ruído, espaço reservado, atendimento exclusivo e profissionais capacitados. Em pouco mais de um ano, a sala já realizou mais de 210 atendimentos, o que representa cerca de 3 atendimentos especializados e humanizados por dia.
Entre as pessoas atendidas na sala PcD está a deficiente auditiva, Viviany Batista, que recebeu, na unidade, todo o apoio necessário para renovar sua CIN. “Fui muito bem atendida. Aqui todos são maravilhosos comigo. Com esse documento, posso ter meus direitos acessados com mais facilidade. Sempre indico o JÁ! para realizar o atendimento PcD, porque sempre sou muito bem atendida por aqui” falou Viviany.
Na faixa etária de 16 a 21 anos, o serviço mais procurado é a 1ª Carteira Nacional de Habilitação, seguida do alistamento eleitoral. Entre os adultos, considerando as idades de 22 a 59 anos, a transferência de titularidade é o serviço mais procurado, seguido pela entrada do seguro-desemprego.
Mais de meio milhão de atendimentos em um ano

Os dados extraídos de um diagnóstico feito pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), sobre os atendimentos nas centrais Já!, mostram que, entre julho de 2024 e julho de 2025, as 11 unidades das Centrais Já! realizaram mais de meio milhão de atendimentos. Entre os serviços mais procurados pelos usuários estão a emissão ou entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN), antigo Registro Geral (RG), totalizando cerca de 54,2% dos atendimentos.
Os dados gerados reúnem informações importantes do sistema e são peças fundamentais para garantir a melhoria e transparência dos serviços prestados pelo Estado à população. A iniciativa foi desenvolvida pela Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) para que secretários, superintendentes e gerentes possam ter uma dimensão real das atividades realizadas nas unidades
“Com esses dados podemos contribuir diretamente para o aprimoramento dos serviços, seja pela identificação da necessidade de remanejamento de pessoal, seja pela ampliação do serviço, quando estes se fazem necessários. Além disso, podemos ver os números reais do Já, algo que vem facilitando a tomada de decisão, seja para ampliação da própria rede de atendimento, seja para ações que visem melhoria dos serviços, uma vez que, baseado em dados e evidências, o processo decisório se torna mais preciso e eficiente”, explica o superintendente de Atendimento ao Cidadão, João Claudinho.
Facilitando a cidadania
As Centrais JÁ! são unidades integradas que reúnem, num mesmo espaço físico, diversos órgãos e entidades das esferas federal, estadual e municipais. Têm por missão proporcionar o acesso do cidadão alagoano a mais de 300 serviços públicos ofertados em um único espaço físico.

São atendimentos procurados, por exemplo, por Rafael Leão, morador da parte alta da cidade de Maceió, que procurou a Central Já! do Benedito Bentes para fazer a identidade da sua filha. Agendou tudo pela internet e sentiu agilidade no serviço. "Foi tudo muito rápido. É o serviço que todo mundo sempre está precisando, ou para tirar a primeira via, ou para renovar. Mas foi tudo ligeiro e não tive problema nenhum, ficou pronta e agora minha filha tem a sua primeira CIN", completa Rafael.
Atualmente, a unidade que mais realiza atendimentos é a do Maceió Shopping, seguida pela unidade localizada no Benedito Bentes. Juntamente com outras duas unidades existentes em Maceió (Shopping Farol e Centro), elas representam 66% dos atendimentos realizados pelo Já! em Alagoas.
"Nosso objetivo é atender a necessidade do cidadão, estamos sempre tentando aprimorar a qualidade do atendimento e realizar a melhor prestação de serviço ao usuário, seja ele quem for. Para isso, passamos por treinamento de atendimento ao público; de sistema; e nossa equipe é avaliada mensalmente pela gestão Central da SAC” destaca a supervisora da Central Já!, Jessica Omena.
Perfil do atendimento
De acordo com o diagnóstico, a idade média dos usuários do JÁ! é de 40 anos. Cerca de 40,5% das pessoas atendidas pelo Já! são mulheres cisgênero e 34,1% são homens cisgênero. Os dados também mostram que 19,7% das pessoas são jovens adultos entre 26 e 34 anos.
A distribuição etária revela maior concentração de usuários em idade economicamente ativa, refletindo a necessidade de documentação para inserção e manutenção no mercado de trabalho.
A análise do perfil profissional dos usuários do JÁ! é fundamental para compreender as demandas específicas de cada segmento econômico. Nas unidades da capital, a profissão de administrador corresponde a 9,8% dos atendidos, seguida pela categoria estudante, com 9,4% e vendedor, com 7%. Já nas unidades Já! localizadas no interior do estado, 14,3% são agricultores rurais e 9,6% são estudantes, com o terceiro lugar para os aposentados, somando mais de 7,5%.
A nova base de dados também calcula o tempo médio de espera, que foi de 13 minutos, e o de atendimento, que foi de 5 minutos. É possível ver o rendimento por unidade e também os serviços mais procurados por faixa etária.
Outro número importante para a gestão é o levantamento de serviços agendados por terceiros, ou seja, pessoas que precisam de auxílio, que gira em torno de 19,2%. Isso significa que uma parcela da população alagoana depende de outras pessoas para o acesso aos serviços do Já, podendo ser por deficiência, faixa etária (idosos ou menores de idade) ou dificuldade em acessar a internet.
A CIN representa o serviço mais demandado nas Centrais de Atendimento JÁ!, representando 42,8%.
Últimas notícias

Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões

Meteorito que caiu nos EUA é mais velho do que a Terra, dizem cientistas

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Emissão de carteiras de Autista e PcD são os serviços mais procurados por pais de crianças nas centrais Já!

Dia dos pais: Mais de 800 mil brasileiros foram registrados apenas com o nome da mãe

Defesa Civil de Maceió inicia ações educativas para construção do Plano Municipal de Redução de Riscos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
