Exploração: PT cobra responsabilidade de redes em caso de influencer
Ministra de Lula e ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann defende responsabilização de redes sociais em casos de exploração de menores
Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais de Lula, Gleisi Hoffmann defendeu a responsabilização das plataformas digitais em casos como o do influenciador Hytalo Santos, acusado de explorar adolescentes nas redes sociais.
O influenciador foi alvo de denúncia do youtuber Felca, que acusou Hytalo de produzir conteúdo “nefasto” com “criança e adolescente no auge da puberdade”. Após a denúncia, o presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que pretende pautar projetos que combatam a adultização de menores nas redes sociais.
“Importante a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar os projetos de lei sobre crimes contra crianças por meio da internet. A denúncia do Felca, com enorme repercussão, ressalta também o acerto do STF ao responsabilizar as plataformas que permitem a ação desses criminosos, sem necessidade de prévia notificação judicial”, afirmou Gleisi, que até o início de agosto exercia a presidência nacional do PT.
“As plataformas não têm como fugir dessa responsabilidade, porque são capazes de identificar praticamente tudo o que fazem seus usuários. Não podem fingir que não é com elas, como normalmente acontece. E a internet não pode continuar sendo uma terra sem lei; uma arma poderosa nas mãos de pedófilos, incitadores de mutilações e suicídios, golpistas e criminosos”, escreveu a ministra-chefe da SRI.
Denúncia
No vídeo em que fala sobre Hytalo, Felca se refere a uma das adolescentes, hoje com 18 anos, que aparecem nos vídeos do influenciador.
“Uma das paradas mais cabulosas que envolvem crianças em conteúdos nefastos é o caso do Hytalo Santos com a Kamylinha. Olha que ideia superinteressante o Hytalo teve: que tal pegar um monte de criança e adolescente no auge da puberdade e botar todo mundo numa espécie de reality show com bagunça e putaria, jogar pro Brasil inteiro e tirar uma grana? Mas que nível de insanidade a pessoa tem que ter pra fazer isso?”, disse Felca.
“É um clima adulto que contrasta com o fato de eles todos serem crianças. Dá um desconforto ruim. Mas a parada piora, e piora muito”, comentou.
Últimas notícias
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
JHC lamenta morte de Edlúcio Donato e destaca legado na política de Maceió
Tragédia em Tabuba: menino de três anos morre após se afogar em piscina de residência
Alagoana vira enredo e emociona público ao ter história contada em desfile no Rio
PF faz operação para apurar suspeita de vazamento de dados de autoridades
Motorista embriagado avança sinal vermelho, provoca acidente deixa uma pessoa ferida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
