Leonardo Dias apresenta Programa de Atenção Integrada e Reinserção Produtiva da população de rua
Durante o evento, Leonardo destacou a importância de um trabalho multidisciplinar para devolver dignidade à população de rua da capital.
O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou, nesta terça-feira (19), durante ato do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o Projeto de Lei que cria o Programa de Atenção Integrada e Reinserção Produtiva da População em Situação de Rua (PAIRua), em Maceió.
Durante o evento, Leonardo destacou a importância de um trabalho multidisciplinar para devolver dignidade à população de rua da capital.
“Esse projeto foi debatido junto com a Defensoria Pública e com a liderança do movimento da população em situação de rua. O grande desafio do meu mandato é poder ajudar essas pessoas a retomarem suas vidas, e para isso elas podem contar com os meus esforços. Peço a Deus que vocês encontrem esperança para buscar um caminho melhor”, declarou Dias.
PROJETO JÁ FOI APRESENTADO À CÂMARA DE MACEIÓ
Construído em conjunto com lideranças que atuam no acolhimento à população em situação de rua, em Maceió, o Projeto de Lei foi protocolado na Câmara Municipal na última segunda-feira (18) e já está em tramitação.
A iniciativa tem como objetivo integrar diversas pastas do Município para ofertar acolhimento, assistência social e oportunidades de reinserção ao mercado de trabalho para a população em situação de rua.
A proposta prevê atendimento médico, odontológico, psicológico e psiquiátrico, com reforço das equipes do Consultório na Rua e acompanhamento de dependentes químicos, além do acesso a benefícios como aluguel social e programas de transferência de renda, acolhimento em casas de passagem, emissão de documentos civis e apoio à reunificação familiar.
Na área da Educação, o projeto garante matrícula de crianças, jovens e adultos no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), alfabetização de adultos, capacitação digital e transporte escolar. Já no campo do trabalho e renda, o PAIRua prevê inclusão em cursos de qualificação, empreendedorismo e economia solidária, com a reserva de 50% das vagas do Programa Operação Trabalho (POT) para pessoas em situação de rua, além de acompanhamento após a contratação, de forma a evitar o retorno à vulnerabilidade.
O projeto também amplia o acesso à moradia, com programas de aluguel assistido e a reserva de 5% das novas unidades habitacionais para beneficiários em reinserção, além da criação de moradias assistidas com suporte social e psicológico. Em relação à segurança cidadã, o texto estabelece a adoção de abordagens humanizadas, a fiscalização contra exploração em abrigos e o apoio à formalização de trabalhadores informais.
O PAIRua ainda assegura passe livre no transporte público para deslocamentos voltados à saúde, educação, trabalho e acolhimento, insere a população em projetos de reciclagem, hortas comunitárias e coleta seletiva, além de oferecer incentivos fiscais a empresas que contratarem pessoas egressas da situação de rua.
A proposta também cria um Comitê Gestor Intersetorial, com representantes da Prefeitura, Câmara, Ministério Público, Defensoria e sociedade civil, responsável por monitorar os resultados e divulgar relatórios anuais de atendimento e reinserção.
“Nós precisamos recuperar essas pessoas, sobretudo as que se encontram envolvidas em vícios. Esse é o único caminho para que elas saiam dessa situação. Por isso, é fundamental o envolvimento de várias pastas. O olhar especial para essa população deve ser uma responsabilidade de todos”, pontuou Dias.
Durante seu mandato, Leonardo Dias tem se dedicado à devolução da dignidade dos moradores em situação de rua. Além da proposta do PAIRua, o vereador é um dos articuladores do POT.
Além dessas iniciativas, Leonardo Dias já destinou mais de R$ 1 milhão para a Comunidade Casa de Ranquines, que acolhe aproximadamente 400 pessoas em situação de rua, em Maceió.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
