Leonardo Dias apresenta Programa de Atenção Integrada e Reinserção Produtiva da população de rua
Durante o evento, Leonardo destacou a importância de um trabalho multidisciplinar para devolver dignidade à população de rua da capital.
O vereador Leonardo Dias (PL) apresentou, nesta terça-feira (19), durante ato do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o Projeto de Lei que cria o Programa de Atenção Integrada e Reinserção Produtiva da População em Situação de Rua (PAIRua), em Maceió.
Durante o evento, Leonardo destacou a importância de um trabalho multidisciplinar para devolver dignidade à população de rua da capital.
“Esse projeto foi debatido junto com a Defensoria Pública e com a liderança do movimento da população em situação de rua. O grande desafio do meu mandato é poder ajudar essas pessoas a retomarem suas vidas, e para isso elas podem contar com os meus esforços. Peço a Deus que vocês encontrem esperança para buscar um caminho melhor”, declarou Dias.
PROJETO JÁ FOI APRESENTADO À CÂMARA DE MACEIÓ
Construído em conjunto com lideranças que atuam no acolhimento à população em situação de rua, em Maceió, o Projeto de Lei foi protocolado na Câmara Municipal na última segunda-feira (18) e já está em tramitação.
A iniciativa tem como objetivo integrar diversas pastas do Município para ofertar acolhimento, assistência social e oportunidades de reinserção ao mercado de trabalho para a população em situação de rua.
A proposta prevê atendimento médico, odontológico, psicológico e psiquiátrico, com reforço das equipes do Consultório na Rua e acompanhamento de dependentes químicos, além do acesso a benefícios como aluguel social e programas de transferência de renda, acolhimento em casas de passagem, emissão de documentos civis e apoio à reunificação familiar.
Na área da Educação, o projeto garante matrícula de crianças, jovens e adultos no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), alfabetização de adultos, capacitação digital e transporte escolar. Já no campo do trabalho e renda, o PAIRua prevê inclusão em cursos de qualificação, empreendedorismo e economia solidária, com a reserva de 50% das vagas do Programa Operação Trabalho (POT) para pessoas em situação de rua, além de acompanhamento após a contratação, de forma a evitar o retorno à vulnerabilidade.
O projeto também amplia o acesso à moradia, com programas de aluguel assistido e a reserva de 5% das novas unidades habitacionais para beneficiários em reinserção, além da criação de moradias assistidas com suporte social e psicológico. Em relação à segurança cidadã, o texto estabelece a adoção de abordagens humanizadas, a fiscalização contra exploração em abrigos e o apoio à formalização de trabalhadores informais.
O PAIRua ainda assegura passe livre no transporte público para deslocamentos voltados à saúde, educação, trabalho e acolhimento, insere a população em projetos de reciclagem, hortas comunitárias e coleta seletiva, além de oferecer incentivos fiscais a empresas que contratarem pessoas egressas da situação de rua.
A proposta também cria um Comitê Gestor Intersetorial, com representantes da Prefeitura, Câmara, Ministério Público, Defensoria e sociedade civil, responsável por monitorar os resultados e divulgar relatórios anuais de atendimento e reinserção.
“Nós precisamos recuperar essas pessoas, sobretudo as que se encontram envolvidas em vícios. Esse é o único caminho para que elas saiam dessa situação. Por isso, é fundamental o envolvimento de várias pastas. O olhar especial para essa população deve ser uma responsabilidade de todos”, pontuou Dias.
Durante seu mandato, Leonardo Dias tem se dedicado à devolução da dignidade dos moradores em situação de rua. Além da proposta do PAIRua, o vereador é um dos articuladores do POT.
Além dessas iniciativas, Leonardo Dias já destinou mais de R$ 1 milhão para a Comunidade Casa de Ranquines, que acolhe aproximadamente 400 pessoas em situação de rua, em Maceió.
Últimas notícias
Prévias carnavalescas de Arapiraca começam nesta quinta com arrastão da Banda Eva
Prefeitura de Maragogi promove ação de conscientização sobre saúde mental na Praça da Juventude
Educação divulga lista da segunda chamada para matrículas no Colégio Tiradentes
Pesquisa em Alagoas mostra presidente Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta
Vídeo registra tombamento de caminhão de lixo que deixou gari ferido na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
