Crescimento da malha cicloviária transforma orla marítima de Maceió
Gestão JHC amplia malha de 30 km para 96 km e incentiva lazer, esporte e deslocamento seguro à beira-mar
Desde o início da gestão do prefeito JHC, em janeiro de 2021, a Prefeitura de Maceió investe na mobilidade urbana da cidade com a ampliação dos espaços destinados aos ciclistas. Para se ter uma ideia, a capital alagoana possuía apenas 30 km de ciclovias e ciclofaixas, naquele ano, e aumentou para uma malha de 96 km, em 2025, mais do que o dobro do planejamento inicial, agora com ciclorrotas, faixas verdes e passeio compartilhado.
O avanço reflete a estratégia de integrar os principais corredores urbanos da capital alagoana, conectando bairros e incentivando a adoção da bicicleta como meio de transporte seguro, sustentável e acessível.
Para o estudante universitário Luiz Eduardo Torres, morador de Ponta Verde, a ciclovia da orla marítima tornou-se parte fundamental do seu dia a dia. Todos os finais de tarde, ele percorre os 4,5 km à beira-mar, seja para práticas esportivas, encontros com amigos ou pequenas compras no comércio local.
“Pedalar na orla é um alívio: o vento do mar, a segurança do espaço demarcado e a ausência de carros transformaram meu jeito de aproveitar a cidade. Antes, eu ficava mais tempo parado no trânsito ou dependente de ônibus; hoje, sigo tranquilo pela ciclovia, pratico exercício e chego onde preciso sem estresse”, relata Luiz Eduardo.
Além da orla marítima, a gestão JHC investiu em ciclovias de concreto e madeira na Avenida Fernandes Lima, ciclofaixas na Rota do Mar e outras intervenções em avenidas como Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo.
Segundo o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), mais de 300 mil maceioenses utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, estudo ou lazer, ajudando a descongestionar o trânsito, reduzir a emissão de poluentes e promover hábitos mais saudáveis de vida na capital alagoana.
Com planejamento contínuo, a Prefeitura de Maceió segue mapeando novos trechos prioritários, apostando na interligação de ciclovias e ciclofaixas para criar um sistema cicloviário cada vez mais abrangente e seguro.
A perspectiva é alcançar, nos próximos anos, redes que atendam a todas as regiões da cidade, consolidando a bicicleta como elemento-chave da mobilidade urbana local.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
