Crescimento da malha cicloviária transforma orla marítima de Maceió
Gestão JHC amplia malha de 30 km para 96 km e incentiva lazer, esporte e deslocamento seguro à beira-mar
Desde o início da gestão do prefeito JHC, em janeiro de 2021, a Prefeitura de Maceió investe na mobilidade urbana da cidade com a ampliação dos espaços destinados aos ciclistas. Para se ter uma ideia, a capital alagoana possuía apenas 30 km de ciclovias e ciclofaixas, naquele ano, e aumentou para uma malha de 96 km, em 2025, mais do que o dobro do planejamento inicial, agora com ciclorrotas, faixas verdes e passeio compartilhado.
O avanço reflete a estratégia de integrar os principais corredores urbanos da capital alagoana, conectando bairros e incentivando a adoção da bicicleta como meio de transporte seguro, sustentável e acessível.
Para o estudante universitário Luiz Eduardo Torres, morador de Ponta Verde, a ciclovia da orla marítima tornou-se parte fundamental do seu dia a dia. Todos os finais de tarde, ele percorre os 4,5 km à beira-mar, seja para práticas esportivas, encontros com amigos ou pequenas compras no comércio local.
“Pedalar na orla é um alívio: o vento do mar, a segurança do espaço demarcado e a ausência de carros transformaram meu jeito de aproveitar a cidade. Antes, eu ficava mais tempo parado no trânsito ou dependente de ônibus; hoje, sigo tranquilo pela ciclovia, pratico exercício e chego onde preciso sem estresse”, relata Luiz Eduardo.
Além da orla marítima, a gestão JHC investiu em ciclovias de concreto e madeira na Avenida Fernandes Lima, ciclofaixas na Rota do Mar e outras intervenções em avenidas como Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo.
Segundo o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), mais de 300 mil maceioenses utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, estudo ou lazer, ajudando a descongestionar o trânsito, reduzir a emissão de poluentes e promover hábitos mais saudáveis de vida na capital alagoana.
Com planejamento contínuo, a Prefeitura de Maceió segue mapeando novos trechos prioritários, apostando na interligação de ciclovias e ciclofaixas para criar um sistema cicloviário cada vez mais abrangente e seguro.
A perspectiva é alcançar, nos próximos anos, redes que atendam a todas as regiões da cidade, consolidando a bicicleta como elemento-chave da mobilidade urbana local.
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Marcela Gomes divulga programação musical da festa de 63 anos de Novo Lino
5ª edição do programa Girau de Oportunidades oferece mais de 300 vagas em cursos profissionalizantes
Jovem de 19 anos é morto a tiros no bairro Tabuleiro do Pinto, em Rio Largo
Clube do Servidor de Arapiraca abrirá no feriado desta quinta-feira (20) e no fim de semana
Confira funcionamento dos serviços de saúde no feriado da Consciência Negra
Uncisal divulga edital do Processo Seletivo 2026; inscrições abrem nesta quarta (19)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
