Instalação de postes é concluída nas ciclovias da Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro
Total de 700 equipamentos foram instalados e cerca de 400 estão em funcionamento
A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), concluiu a implantação de cerca de 700 postes na ciclovia das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, parte alta de Maceió, no trecho que fica entre a Praça Centenário, no bairro Farol, até a o viaduto da antiga PRF, no Tabuleiro do Martins.
Sendo uma obra de iluminação inédita na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió investiu em equipamentos com tecnologia LED e fiação embutida, para melhorar a estética, trazer uma iluminação eficaz e reduzir os riscos de acidentes, além de inibir a prática de crimes como furto de cabos. O objetivo é aumentar a sensação de segurança e a qualidade de vida para os ciclistas e pedestres e garantir também mais eficiência à mobilidade urbana.
Metade da ciclovia já está com a iluminação funcionando, no trecho entre a Praça Centenário até o cruzamento da Avenida Rotary, o que equivale a uma média de 400 postes em operação, todos as noites. Com a conclusão desta etapa, o próximo passo é a instalação dos cabeamentos nas luminárias restantes e o posterior acionamento. A previsão é de que a obra esteja concluída em um mês.
Os postes instalados têm altura de 4,5 metros e são do tipo girafa, que possuem potência de 70W. O projeto luminotécnico foi escolhido por meio de um estudo detalhado tendo em vista garantir uma iluminação adequada, tanto para a ciclovia quanto para o canteiro central, sem prejudicar a visibilidade dos motoristas.
“A ciclovia é um espaço utilizado rotineiramente por dezenas de ciclistas, pedestres e pessoas que praticam exercícios físicos no local. Avançar nessa obra e concluir mais uma etapa é uma grande alegria, porque podemos acomodar melhor as necessidades destes grupos, trazendo segurança e valorização da área”, afirmou o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, que celebrou o avanço da obra.
Após a reformulação do projeto, a quantidade de postes necessários para garantir a cobertura luminosa de toda a área foi reduzida de 1.100 para 700, sem comprometer a eficiência da rede de iluminação da ciclovia.
Gutenberg também destacou a utilização de um recurso de engenharia inovador presente em toda a área. “Chama-se ‘método não destrutivo’, em que um robô escavador cria passagens subterrâneas para instalar cabos e tubulações sem que o asfalto seja danificado, garantindo também que o fluxo do trânsito não seja prejudicado pela obra”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
