Política

Moradores de São Miguel dos Campos denunciam ‘saneamento do caos’; MP tenta acordo com empresa e prefeitura

Dentre os problemas apresentados está o excesso de cloro na água, interrupção do abastecimento e cobrança excessiva

Por Felipe Ferreira 21/08/2025 12h12
Moradores de São Miguel dos Campos denunciam ‘saneamento do caos’; MP tenta acordo com empresa e prefeitura
falta de água - Foto: Reprodução /BRK

Moradores de São Miguel dos Campos seguem com problemas no abastecimento de água e no tratamento de esgoto, ofertados pela concessionária Águas do Sertão. Em Audiência Pública, realizada em 13 de agosto, os consumidores apontaram a empresa e a Prefeitura Municipal como responsáveis pela má prestação dos serviços.

Segundo as denúncias, a concessionária Águas do Sertão entrega um produto com alto teor de cloro, com má qualidade, além de taxas excessivas que são cobradas.

Os moradores apontam, ainda, que há interrupções no abastecimento com frequência, retorno do esgoto para suas residências, e falta de reparo nas ruas da cidades após obras de saneamento.

Na reunião, a Prefeitura de São Miguel dos Campos foi apontada como culpada pela má prestação dos serviços, sendo omissa com a falta de reparo nas vias da cidade. A falta de prestação de contas pela Prefeitura do dinheiro recebido em decorrência do rateio das concessões de água e saneamento, também entrou na discussão.

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) tenta costurar um acordo, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a Prefeitura de São Miguel dos Campos e a Águas do Sertão, a fim de que os problemas apresentados sejam resolvidos o quanto antes.

A Audiência Pública contou com a presença do prefeito George Clemente (MDB), de vereadores, representantes da Águas do Sertão, do Procon e da Arsal.