Governo de Alagoas lança Plano Estadual pela Primeira Infância nesta quinta-feira (28)
Documento vai orientar as políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos em Alagoas pelos próximos 10 anos
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) lança, nesta quinta-feira (28), o Plano Estadual pela Primeira Infância (PEPI), documento que irá orientar, pelos próximos 10 anos, as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos em todo o estado. O evento será realizado a partir das 9h, no Centro de Convenções de Maceió (Sala Ipioca), e contará com a presença de autoridades, gestores e especialistas na área da infância.
Construído de forma participativa, o PEPI é fruto de um amplo processo de escuta que envolveu todas as regiões de Alagoas, alcançando comunidades quilombolas, indígenas e ciganas, além de grupos historicamente invisibilizados. O documento também reflete a voz das próprias crianças: mais de 700 meninas e meninos foram ouvidos em escutas especializadas e atividades lúdicas, incluindo crianças em situação de rua, migrantes venezuelanos, ciganos, quilombolas, crianças com deficiência e seus tutores, mães e familiares.
Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o plano é um marco histórico para o estado. “O Plano Estadual pela Primeira Infância é um compromisso coletivo de Alagoas com o presente e o futuro das nossas crianças. Ele nasce de muitas mãos, de muita escuta e da certeza de que, para garantir direitos, é preciso primeiro ouvir aqueles que mais precisam ser ouvidos: as crianças. Esse é um documento que projeta um horizonte de cuidado e oportunidades para os próximos 10 anos”, afirmou.
A programação do evento contará ainda com a palestra do professor Paulo Fochi, referência nacional em educação e infância, que abordará os desafios e os caminhos para o desenvolvimento integral das crianças no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
