Governo de Alagoas lança Plano Estadual pela Primeira Infância nesta quinta-feira (28)
Documento vai orientar as políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos em Alagoas pelos próximos 10 anos
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) lança, nesta quinta-feira (28), o Plano Estadual pela Primeira Infância (PEPI), documento que irá orientar, pelos próximos 10 anos, as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos em todo o estado. O evento será realizado a partir das 9h, no Centro de Convenções de Maceió (Sala Ipioca), e contará com a presença de autoridades, gestores e especialistas na área da infância.
Construído de forma participativa, o PEPI é fruto de um amplo processo de escuta que envolveu todas as regiões de Alagoas, alcançando comunidades quilombolas, indígenas e ciganas, além de grupos historicamente invisibilizados. O documento também reflete a voz das próprias crianças: mais de 700 meninas e meninos foram ouvidos em escutas especializadas e atividades lúdicas, incluindo crianças em situação de rua, migrantes venezuelanos, ciganos, quilombolas, crianças com deficiência e seus tutores, mães e familiares.
Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o plano é um marco histórico para o estado. “O Plano Estadual pela Primeira Infância é um compromisso coletivo de Alagoas com o presente e o futuro das nossas crianças. Ele nasce de muitas mãos, de muita escuta e da certeza de que, para garantir direitos, é preciso primeiro ouvir aqueles que mais precisam ser ouvidos: as crianças. Esse é um documento que projeta um horizonte de cuidado e oportunidades para os próximos 10 anos”, afirmou.
A programação do evento contará ainda com a palestra do professor Paulo Fochi, referência nacional em educação e infância, que abordará os desafios e os caminhos para o desenvolvimento integral das crianças no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
