Governo de Alagoas lança Plano Estadual pela Primeira Infância nesta quinta-feira (28)
Documento vai orientar as políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos em Alagoas pelos próximos 10 anos
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) lança, nesta quinta-feira (28), o Plano Estadual pela Primeira Infância (PEPI), documento que irá orientar, pelos próximos 10 anos, as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos em todo o estado. O evento será realizado a partir das 9h, no Centro de Convenções de Maceió (Sala Ipioca), e contará com a presença de autoridades, gestores e especialistas na área da infância.
Construído de forma participativa, o PEPI é fruto de um amplo processo de escuta que envolveu todas as regiões de Alagoas, alcançando comunidades quilombolas, indígenas e ciganas, além de grupos historicamente invisibilizados. O documento também reflete a voz das próprias crianças: mais de 700 meninas e meninos foram ouvidos em escutas especializadas e atividades lúdicas, incluindo crianças em situação de rua, migrantes venezuelanos, ciganos, quilombolas, crianças com deficiência e seus tutores, mães e familiares.
Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o plano é um marco histórico para o estado. “O Plano Estadual pela Primeira Infância é um compromisso coletivo de Alagoas com o presente e o futuro das nossas crianças. Ele nasce de muitas mãos, de muita escuta e da certeza de que, para garantir direitos, é preciso primeiro ouvir aqueles que mais precisam ser ouvidos: as crianças. Esse é um documento que projeta um horizonte de cuidado e oportunidades para os próximos 10 anos”, afirmou.
A programação do evento contará ainda com a palestra do professor Paulo Fochi, referência nacional em educação e infância, que abordará os desafios e os caminhos para o desenvolvimento integral das crianças no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
