Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação contra o sarampo em Alagoas
Doença altamente contagiosa já registrou novos casos no Brasil em 2025; meta é vacinar 95% das crianças de um ano de idade

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) está reforçando o alerta para a vacinação contra o sarampo após a confirmação de 18 casos da doença em Campos Lindos, no Tocantins, até este mês de agosto. Diante do risco de reintrodução do vírus no país, as autoridades de vigilância epidemiológicas alagoanas destacam a importância da imunização para que o Estado atinja a meta de vacinar 95% das crianças de 1 ano de idade, evitando o surgimento de casos da doença.
Em Alagoas foram registrados 35 casos de sarampo em 2019, três em 2020 e 11 casos em 2021. Nos anos de 2022 a 2024 o estado se manteve livre da doença, consolidando três anos consecutivos sem registros. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS), mas, para manter este cenário favorável, é necessário que os pais vacinem seus filhos.
A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, a enfermeira Rafaela Siqueira, reforça a necessidade de vigilância sobre a doença. “O sarampo é uma doença de notificação compulsória imediata. Apesar de o Brasil ter conquistado novamente, em novembro de 2024, o certificado de país livre do sarampo, não estamos em um cenário confortável, porque há registros recentes de casos em Estados como Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e, por último, agora, vários casos no Estado do Tocantins”, explica.
Rafaela Siqueira destaca ainda que a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção. “Temos a meta de vacinar 95% das crianças alagoanas de um ano com a tríplice viral. Mas é importante lembrar que a vacina não está apenas disponível para crianças. Toda a população até 59 anos de idade deve estar imunizada, de acordo com o calendário vacinal”, orienta.
Na rotina dos serviços públicos de vacinação, estão disponíveis duas vacinas para proteção contra o sarampo: a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Adolescentes e adultos que não foram vacinados ou que possuem esquema incompleto devem iniciar ou completar a imunização, conforme indicação do Calendário Nacional de Vacinação.
O Sarampo
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, pelo ar, ao tossir, espirrar, falar ou até mesmo respirar. Uma única pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Entre os principais sinais e sintomas do sarampo estão manchas vermelhas no corpo (exantema), febre alta acima de 38,5° acompanhada de um ou mais dos sintomas como tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Diante desses sinais, a Sesau orienta que a população procure imediatamente um serviço de saúde.
O diagnóstico pode ser clínico, mas o ideal é a confirmação laboratorial, realizada por sorologia, por meio de amostra de sangue ou biologia molecular, que utiliza secreções de orofaringe, nasofaringe e urina. O sarampo é uma doença viral, infecciosa, aguda e potencialmente grave. A vacina é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos municipais, localizados nos 102 municípios alagoanos
Últimas notícias

Sessões na Câmara Municipal continuam com produtividade alta e atenção às demandas da população

'Não existe lugar seguro para mulher': Cibele Moura volta a denunciar aumento da violência contra as mulheres

Atuação de Alfredo Gaspar marca 1º dia da CPMI do INSS com aprovação unânime de convocações e plano de trabalho

Governo de Alagoas inaugura 79ª Creche Cria e entrega obras e ambulâncias em Traipu

Rafael Brito defende punição exemplar a todos os envolvidos no esquema do INSS

Após reclamação de moradores, energia elétrica é restabelecida em rua no bairro Planalto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
