Mutirão do IMA promove limpeza e plantio de restinga na orla de Jacarecica
Foram retirados mais de 60kg de resíduos sólidos da faixa de areia

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu, nesta sexta-feira (29), um mutirão de limpeza e plantio de restinga na orla de Jacarecica, em Maceió. As atividades fazem parte dos projetos Nossa Praia e Salsa Viva e contou com apoio de parceiros para conscientizar a população a respeito da importância de se preservar o ambiente litorâneo sempre limpo e bem cuidado.
Ao todo, foram recolhidos mais de 60 kg de resíduos, entre eles: tampas de garrafa, hastes flexíveis, canudos e palitos de pirulitos, linha de nylon com anzol, sacos plásticos, canos de PVC, entre outros.
Segundo o superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande, o trabalho realizado pelo projeto é fundamental para que a população entenda que manter esses ambientes limpos é um dever de todos.
“Recolhemos uma boa quantidade de lixo, mas nosso objetivo não é esse. É conscientizar a população sobre os problemas que esse lixo causa para o meio ambiente, para a saúde humana, para tudo que envolve a biodiversidade litorânea”, ressaltou.
A atividade de educação ambiental contou com a participação de crianças que, desde mais jovens, aprendem a cuidar do planeta e mobilizam outros a fazerem o mesmo.
“Eu aprendi que existem microplásticos que ficam na areia e recolher todo esse plástico ajuda vários animais a sobreviver. Quando eu vier à praia, vou ter sempre cuidado de não deixar nenhum lixo e pedir para que as pessoas não joguem lixo na praia”, disse a estudante Ana Carolina, de 10 anos.
Os voluntários que estavam presentes em Jacarecica também participaram de um plantio simbólico de restinga, vegetação que atua como barreira natural e protege contra o avanço das marés.
“A restinga é uma ‘fixadora’ de dunas e atua como um dissipador de energia natural, contra o avanço da maré. A nossa ideia foi fazer esse mutirão de limpeza junto com o plantio de restinga para recuperar essa área que abriga o último resquício de restinga que existe em Maceió, com exceção do Pontal da Barra. Nosso objetivo é preservar essa área toda fazendo alguns plantios simbólicos para conscientizar sobre a importância dessa vegetação e de não jogar lixo na praia”, finalizou o superintendente.
Para o presidente da Associação dos Moradores de Jacarecica, Fernando Baracho, é preciso que todos que frequentam esses espaços façam sua parte em defesa do meio ambiente.
“As pessoas vêm à praia, trazem copos plásticos, trazem sacolas, mas por que não reutilizam as sacolas para levar de volta o lixo produzido por elas? Quem produz lixo tem que dar uma destinação correta para ele. Vamos cuidar do que é nosso!”, disse.
Todos os resíduos sólidos retirados da praia de Jacarecica foram recolhidos pelo parceiro Alagoas Ambiental/Veolia, responsável por encaminhá-los para um local adequado onde serão tratados corretamente. A ação também contou com o apoio do Ronda no Bairro, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Batalhão de Salvamento Aquático (BSA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) e EcoaLab.
Veja também
Últimas notícias

Arapiraca recebe carreta da saúde da mulher para oferta de exames gratuitos pelo SUS

ALE concede Título de Cidadã Honorária à primeira-dama de Maceió, Marina Cândia

Prefeita Tia Júlia realiza visita técnica às obras do Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Marina Cândia recebe o título de Cidadã Honorária de Alagoas

Inova Penedo divulga programação completa da Semana de Inovação

Romaria de Frei Damião contará com missas, adorações e show católico da cantora Adriana Arydes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
