Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes recebe título de cidadão alagoano
Honraria foi concedida ao professor, natural de Campina Grande, pela contribuição ao desenvolvimento econômico, educacional e científico de Alagoas

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), professor Fábio Guedes, recebeu o título de cidadão honorário de Alagoas, na manhã desta sexta (29), no plenário da Assembleia Legislativa (ALE). A homenagem foi proposta pelo deputado Ronaldo Medeiros e aprovada pelos parlamentares por unanimidade.
O paraibano, nascido em Campina Grande, reside em Maceió desde 2008, quando assumiu no concurso de docente na Universidade Federal de Alagoas. Atua na presidência da Fapeal desde janeiro de 2015 e, em maio deste ano, alcançou o título de professor titular da Ufal.
Ele recebeu o reconhecimento por sua contribuição na formação de profissionais e pesquisadores em áreas essenciais para o desenvolvimento econômico, educacional e científico de Alagoas.
.jpg)
Pai de Myllena e Mateus, e acompanhado pela esposa, Janaína Diniz, o professor Fábio Guedes, em sua fala, homenageou a família, agradeceu aos colegas de Ufal e do Governo, aos parlamentares e à sua equipe de trabalho da Fapeal.
“A inspiração vem da certeza de que investir em ciência, tecnologia e inovação é investir no futuro e de que a educação pública, gratuita e de qualidade é condição essencial para reduzir as desigualdades e ampliar as oportunidades. É verdade que não existe jornadas individuais. O que me trouxe a esse título foi uma construção coletiva: familiares, professores, estudantes, gestores públicos e lideranças políticas, além de vários amigos”, declarou o economista e doutor em Administração Pública.
Os demais homenageados foram o professor Gian Carlo Melo, doutor em História, apoiado pela Fapeal, docente da Ufal e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). O pernambucano, natural de Garanhuns, também recebeu o título de cidadão honorário alagoano, em reconhecimento à sua significativa contribuição para a pesquisa histórica, especialmente no campo da História do Brasil Colonial e Imperial, com ênfase na história da escravidão e das mestiçagens no Nordeste, com trabalhos principalmente de pesquisa documentais desenvolvidos, por exemplo, no Arquivo Público de Alagoas.
.jpg)
A professora Josefa Eliana Souza, doutora em educação, foi agraciada com a Comenda Tavares Bastos, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento alagoano, por suas pesquisas sobre a educação na obra de Aureliano Tavares Bastos, que nomeia o Poder Legislativo.
O professor José Vieira da Cruz foi homenageado com a Comenda de Mérito Educacional Padre Teófanes Augusto de Barros, por seu destaque na área da educação. O doutor em História atuou como vice-reitor da Ufal e, atualmente, exerce as suas atividades na Universidade Federal de Sergipe.
.jpg)
Todas as honrarias são de autoria do deputado Ronaldo Medeiros.
Últimas notícias

Lagoa da Canoa celebra 63 anos de emancipação política com inaugurações, desfile cívico e shows musicais

Leonardo Dias defende Escola Tiradentes: “Não vamos permitir que destruam o que funciona na Educação”

Caminhada inusitada: robô humanoide e cão robótico viram atração na Ponta Verde

Alexandre Ayres reforça lei que expõe estupradores e agressores de mulheres, garantindo mais segurança em AL

Cibele Moura defende comunidade escolar e destaca projeto contra progressão automática em sessão na Assembleia

Proposta do Orçamento de 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.631
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
