Neurologista da Sesau esclarece os principais sintomas da Esclerose Múltipla
Samyra Melo diz que a doença é mais comum em mulheres na faixa de 20 a 40 anos

Caracterizada como uma doença autoimune e crônica, a Esclerose Múltipla não tem cura. A boa notícia é que ela tem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, conforme especifica a neurologista da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Samyra Melo.
Mais comum em mulheres na faixa de 20 a 40 anos, ela também pode acometer pessoas de outras idades e gêneros. Segundo a especialista, a Esclerose Múltipla possui causas multifatoriais.
“O paciente nasce com uma predisposição genética e pode ser desencadeada por fatores ambientais como tabagismo, obesidade, deficiência de vitamina D e a infecção pelo vírus Epstein Barr”, explicou Samyra Melo.
Sintomas
Entre os principais sintomas destacam-se o embaçamento visual, visão dupla, alteração de força, perda de sensibilidade dos membros e equilíbrio e até alteração no controle da urina e das fezes.
“O diagnóstico é realizado por meio da avaliação clínica dos sintomas e por exames como ressonância magnética, pulsão lombar e exames de sangue que são feitos para excluir outras causas para os sintomas”, destacou.
Tratamento
Quanto ao tratamento, a neurologista da Sesau esclareceu que ele acontece em duas etapas.
“O primeiro consiste em atuar nos surtos da doença, que são crises inflamatórias, e no segundo momento iniciar o tratamento para prevenir futuros surtos da doença”, informou Samyra Melo.

A neurologista lembrou que Alagoas possui um ambulatório de referência e exclusivo para casos da doença no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió.
“Além do apoio hospitalar, a Sesau assegura os medicamentos por meio do Ceaf [Componente Especializado da Assistência Farmacêutica], que são de alto custo”, esclareceu a especialista.
Últimas notícias

TRE/AL suspende julgamento que pode cassar mandato do deputado Paulão

Deputado Fabio Costa encurrala sócio do “Careca do INSS” em depoimento à CPMI

Com o intuito de reforçar a segurança, prefeito Bebeto Barros assina ordem para curso de especialização da Guarda Civil Municipal

CPMI: Alfredo Gaspar pede prisão de depoente acusado de ser operador do “Careca do INSS”

Ministério Público de Alagoas reúne gestores e debate regularização das Guardas Civis Municipais

Homem é conduzido ao Cisp de Novo Lino por perturbação do sossego
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
