Aeroporto Zumbi dos Palmares ganha sala multissensorial para passageiros com TEA
Espaço de acessibilidade foi inaugurado pelo Governo de AL e Ministério de Portos e Aeroportos

O Governo de Alagoas e o Ministério de Portos e Aeroportos inauguraram, nesta segunda-feira (1º), uma sala multissensorial no Aeroporto Zumbi dos Palmares. O espaço, localizado na área de embarque internacional, tem como objetivo acolher passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando conforto durante embarques ou conexões. A solenidade contou com a presença do ministro Silvio Costa.
A sala funciona 24 horas e oferece iluminação suave, som ambiente, almofadas, espelhos, elementos táteis, painéis interativos e uma área que simula o interior de uma aeronave, incluindo assentos e cintos de segurança, para ajudar passageiros a se familiarizarem com a experiência de voo. Todos os recursos podem ser controlados por tablet, garantindo uma experiência personalizada.
Representando o governador Paulo Dantas, a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, destacou a importância do espaço. “Esse ambiente vai acolher crianças, jovens, adultos e idosos com condições neurodivergentes. Se houver crises ou desconforto, há uma sala de contenção que oferece tranquilidade e segurança. É um projeto que beneficia tanto embarques domésticos quanto internacionais, fortalecendo o aeroporto como espaço acessível.”
O projeto já está sendo discutido para o futuro aeroporto de Maragogi, que terá uma sala multissensorial planejada desde o início da obra.
O ministro Silvio Costa reforçou a relevância da iniciativa. “Hoje, a cada 36 crianças que nascem no Brasil, uma nasce com TEA. Precisamos de um olhar mais humano nos aeroportos, espaços de grande movimentação, oferecendo acolhimento a quem precisa. Esta é a décima sala multissensorial inaugurada no país, e nossa expectativa é que, em 12 meses, todas as capitais tenham espaços semelhantes.”
Para Lucas Sampaio, autista e um dos primeiros a conhecer a sala, o espaço é essencial. “É um ambiente de autorregulação em momentos de ansiedade ou crises, como durante a espera em voos. A iniciativa garante acolhimento e conforto, promovendo nosso bem-estar. As luzes, a música e os espaços sensoriais tornam a experiência acolhedora e eficaz.”
Alagoas se torna o terceiro estado do Nordeste a receber a sala multissensorial, que integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, do Governo Federal, em parceria com concessionárias aeroportuárias. Espaços semelhantes já existem nos aeroportos de Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Santos Dumont (RJ), Vitória (ES) e Campo Grande (MS).
Além da sala, o Governo de Alagoas investe em políticas públicas de inclusão para pessoas com TEA. Entre as ações, destacam-se: capacitação de servidores em 25 municípios alagoanos, formação de multiplicadores para fortalecer a rede de suporte e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com 7.555 cadastros realizados até o momento.
Últimas notícias

Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025

PM se prepara para 2ª edição de Torneio de Abordagem Policial em Maragogi

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Onça pula muro e atravessa rua enquanto é caçada por policiais em Porto Velho

Homem é preso durante operação suspeito de assaltos com exigência de Pix em Maceió

Câmara barra indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
