Aeroporto Zumbi dos Palmares ganha sala multissensorial para passageiros com TEA
Espaço de acessibilidade foi inaugurado pelo Governo de AL e Ministério de Portos e Aeroportos
O Governo de Alagoas e o Ministério de Portos e Aeroportos inauguraram, nesta segunda-feira (1º), uma sala multissensorial no Aeroporto Zumbi dos Palmares. O espaço, localizado na área de embarque internacional, tem como objetivo acolher passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando conforto durante embarques ou conexões. A solenidade contou com a presença do ministro Silvio Costa.
A sala funciona 24 horas e oferece iluminação suave, som ambiente, almofadas, espelhos, elementos táteis, painéis interativos e uma área que simula o interior de uma aeronave, incluindo assentos e cintos de segurança, para ajudar passageiros a se familiarizarem com a experiência de voo. Todos os recursos podem ser controlados por tablet, garantindo uma experiência personalizada.
Representando o governador Paulo Dantas, a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, destacou a importância do espaço. “Esse ambiente vai acolher crianças, jovens, adultos e idosos com condições neurodivergentes. Se houver crises ou desconforto, há uma sala de contenção que oferece tranquilidade e segurança. É um projeto que beneficia tanto embarques domésticos quanto internacionais, fortalecendo o aeroporto como espaço acessível.”
O projeto já está sendo discutido para o futuro aeroporto de Maragogi, que terá uma sala multissensorial planejada desde o início da obra.
O ministro Silvio Costa reforçou a relevância da iniciativa. “Hoje, a cada 36 crianças que nascem no Brasil, uma nasce com TEA. Precisamos de um olhar mais humano nos aeroportos, espaços de grande movimentação, oferecendo acolhimento a quem precisa. Esta é a décima sala multissensorial inaugurada no país, e nossa expectativa é que, em 12 meses, todas as capitais tenham espaços semelhantes.”
Para Lucas Sampaio, autista e um dos primeiros a conhecer a sala, o espaço é essencial. “É um ambiente de autorregulação em momentos de ansiedade ou crises, como durante a espera em voos. A iniciativa garante acolhimento e conforto, promovendo nosso bem-estar. As luzes, a música e os espaços sensoriais tornam a experiência acolhedora e eficaz.”
Alagoas se torna o terceiro estado do Nordeste a receber a sala multissensorial, que integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, do Governo Federal, em parceria com concessionárias aeroportuárias. Espaços semelhantes já existem nos aeroportos de Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Santos Dumont (RJ), Vitória (ES) e Campo Grande (MS).
Além da sala, o Governo de Alagoas investe em políticas públicas de inclusão para pessoas com TEA. Entre as ações, destacam-se: capacitação de servidores em 25 municípios alagoanos, formação de multiplicadores para fortalecer a rede de suporte e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com 7.555 cadastros realizados até o momento.
Últimas notícias
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
CPMI do INSS aprova dois pedidos de prisão preventiva
Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão
Alagoas sedia lançamento oficial dos Cadernos da Primeira Infância em evento na Serra da Barriga
Trabalhador cai da carroceria de caminhão e é atingido por pedaço de madeira
Congresso aprova crédito de R$ 42 bi para Previdência e Bolsa Família
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
