Presidente da Câmara destaca a presença de Profissionais de Apoio Escolar em 90% das salas de aula
Chico Filho conversou com diretores, professores e alunos e ressaltou os esforços realizados pelo Município na educação

A Câmara Municipal tem discutido com frequência sobre o desenvolvimento da educação em Maceió. O avanço em uma área tão importante para a sociedade foi constatado durante a visita do presidente Chico Filho que ocorreu nas Escolas Municipais Padre Brandão Lima, no Benedito Bentes, e Jaime Amorim Miranda, no Santa Lúcia, na última segunda-feira (1°). O tema foi repercutido durante a sessão desta terça-feira (2).
O parlamentar conversou com diretores, professores e alunos e visualizou que na maioria das salas de aula há a presença dos Profissionais de Apoio Escolar (PAEs) e intérpretes de libras. Os PAEs são estagiários de Pedagogia que dão suporte a estudantes público-alvo da educação especial, e contribuem para a inclusão escolar, ajudando no desenvolvimento de habilidades e na adaptação de atividades para estudantes com deficiência.
“Me impressionou que ao entrar em mais de 20 salas de aula, constatei a presença dos Profissionais de Apoio Escolar e intérpretes de libras em 90% delas. É preciso ressaltar que na gestão do prefeito de Maceió, JHC, o número de PAEs triplicou em relação a gestão passada, e é importante saber que o Município continua fazendo a sua parte, bem como a Câmara Municipal está atenta também à presença deles nas salas de aula, sendo um auxílio importante para os nossos alunos”, disse Chico Filho.
A vice-presidente da Câmara, Silvania Barbosa, reiterou que a boa relação dos alunos no ambiente escolar e o constante acompanhamento dos PAEs fazem parte da inclusão social.
“Ainda temos uma grande dificuldade com relação aos auxiliares de sala porque estamos vendo o número de alunos com deficiência crescer. É recorrente que os pais dessas crianças estejam procurando especialistas para ter um diagnóstico fechado e saber se existe a necessidade de ter auxiliares de sala nas escolas. As mães têm nos procurado pedindo ajuda porque as escolas suspeitam que seus filhos tenham algum problema, mas não há o diagnóstico. É uma discussão importante e necessária”, avalia a vereadora.
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