Meio ambiente

[Vídeo] Sexto pinguim é encontrado encalhado no litoral alagoano

Uma das aves encalhadas no litoral alagoano, neste ano, conseguiu sobreviver e segue em plena recuperação em um aquário na Paraíba

Por Wanessa Santos 03/09/2025 10h10 - Atualizado em 03/09/2025 11h11
[Vídeo] Sexto pinguim é encontrado encalhado no litoral alagoano
Ave foi encontrada morta na praia da Barra de Santo Antônio - Foto: Instituto Biota de Conservação

Mais um pinguim, da espécie Magalhães, foi encontrado sem vida nesta quarta-feira (3), dessa vez na praia da Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas. O Instituto Biota de Conservação foi até o local para verificar a situação do animal, que encalhou na faixa de areia. Esse já é o sexto pinguim que chega até o litoral alagoano durante a temporada deste ano de migração dessas aves.

Segundo o Biota, a maioria das aves foram encontradas mortas: duas em Maragogi, uma em Maceió, uma na Barra de Santo Antônio - o que foi encontrado hoje, e outros dois no município de Roteiro, sendo um deles com vida. Este, após ser resgatado por equipes do Institutio, e passar por avaliação clínica, foi encaminhado para um aquário no estado da Paraíba, onde encontra-se em plena fase de recuperação.

O presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, informou que recebeu informações atualizadas sobre o pinguim sobrevivente, e que as notícias foram muito posoitivas: “Hoje tivemos a informação de que o animal está super bem, ganhou quase um quilo de peso desde a sua entrada lá no aquário, e está em franco processo de recuperação. Em breve, segundo informações de biólogos e veterinários, ele estará apto a ser solto. Essa notícia muito nos alegra, devido ao nosso trabalho, feito aqui na ponta, ter um resultado positivo. A gente vai conseguir reintroduzir o animal, que foi resgatado aqui em nosso litoral", comemorou Bruno.

Pinguim resgatado vivo em Roteiro está se recuperando em aquário na PB / Foto: @aquarioparaiba @unidiagnosticovet


Já com relação ao animal resgatado sem vida nesta quarta-feira (3), na praia da barra de Santo Antônio, equipes do Biota realizaram a remoção da ave da faixa de areia. Exames clínicos devem ser feitos para identificar as causas da morte do animal. O presidente do Instituto destacou que ainda há o alerta de emergência viária, ou seja, essas aves podem chegar doentes às praias, e que, por isso, nao é recomendado que a população toque nesse animais, caso os encontre.

“Recomendamos à população não ter nenhum tipo de interação com qualquer ave que vocês encontrem encalhada no nosso litoral, seja viva ou seja morta. Antes de qualquer atitude nos ligue para que nossa equipe possa passar as orientações e, com isso, discutir com o grupo de emergência que existe aqui no estado, qual será a atitude que será feita", informou o biólogo.