Segurança

'Os caras fecham com a polícia': fugitivo diz que acesso a telefones é facilitada no Presídio Baldomero

As declarações repercutiram nas redes sociais e devem ser apuradas pelas autoridades competentes

Por 7segundos 06/09/2025 09h09 - Atualizado em 06/09/2025 11h11
'Os caras fecham com a polícia': fugitivo diz que acesso a telefones é facilitada no Presídio Baldomero
O detento foi recapturado após uma operação da polícia na região e é um dos envolvidos na recente fuga do sistema penitenciário - Foto: Reprodução

Um dos fugitivos do Presídio Baldomero Cavalcante, recentemente recapturado, fez denúncias graves enquanto era conduzido por policiais em uma viatura, na tarde da última sexta-feira (5), em União dos Palmares. 

Em um vídeo que circula nas redes sociais, ele acusa policiais de facilitarem o uso de telefones por presos que “fecham” com os agentes. “Os caras não fogem porque os caras fecham com a polícia. A polícia dá telefone pros caras lá dentro, tá ligado? O telefone não roda, só roda quando é foto, ou então na rua Cabanar.”

Ao perceber que estava sendo gravado, ele interrompe a fala de forma repentina: “Oxê, tá gravando ali.”

As declarações levantam suspeitas sobre possíveis irregularidades dentro do sistema prisional alagoano. O 7Segundos entrou em contato com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris) para obter esclarecimentos sobre as denúncias feitas pelo foragido, que emitiu uma nota:

NOTA

A Secretaria de Ressocializacão e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal de Alagoas informam que foram recapturados, em menos de 24 horas, os cincos reeducandos que fugiram da Penitenciária Masculino Baldomero Cavalcanti de Oliveira, o último foi pego em um motel na capital alagoana.

Com isso, a Seris agradece ao apoio das forças de segurança de Alagoas, que, junto com polícia penal, uniram esforços em prol dos alagoanos para a recaptura de todos os reeducandos.

O empenho e a integração das equipes mostram a união das polícias pela segurança pública do nosso estado.

Os custodiados recapturados - um no município de Pilar e três em União dos Palmares, poucas horas após a fuga, e o último em Maceió, em menos de 24 horas - foram encaminhados de volta ao sistema prisional.

A Seris reforça ainda que foi aberto Procedimento Administrativo Disciplinar sobre a fuga. Além disso, declarações infundadas serão alvo de investigação, a Seris refuta qualquer tipo de fala mentirosa e caluniosa, sendo certo que as providências serão tomadas.

*Estagiário sob supervisão