Tropa da PM-AL desfila na cerimônia do 7 de Setembro
A solenidade reuniu uma multidão em Maceió e contou com a participação de mais de 700 componentes da PM
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) participou, neste domingo (7), do tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência. A solenidade reuniu uma multidão em Maceió e contou com a participação de mais de 700 componentes da PM, unindo-se aos integrantes das instituições que desfilaram entre as avenidas Assis Chateaubriand e da Paz, no Jaraguá.
O rito de Revista às Tropas foi conduzido pelo vice-governador Ronaldo Lessa, acompanhado do coronel Paulo Amorim, comandante-geral da PM, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio André Verçosa.
“Ano após ano, nesta data tão significativa para a identidade nacional, renovamos o nosso orgulho e reafirmamos nossos valores e o compromisso de servir. A sociedade alagoana que vem prestigiar o desfile pode testemunhar o trabalho da nossa Polícia Militar e também ver de perto que Alagoas investe, de forma efetiva, em Segurança Pública”, destacou o coronel Paulo Amorim.
A PM foi representada por seus pelotões formados por batalhões operacionais e unidades especializadas, além das viaturas e equipamentos, ao som da Banda de Música – Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial do estado –, tendo como maestro o tenente Eudes de Oliveira. À frente do desfile da corporação, a comandante da tropa da PM-AL foi a tenente-coronel Josileide de Castro, acompanhada da major Carla Andrade como subcomandante e do corneteiro, sargento Carlos Santos.
Após a guarda-bandeira, desfilaram em sequência as companhias e pelotões, incluindo os da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM).
Em 2025, uma novidade chamou a atenção: o Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) desfilou com a tradicional boina azul, símbolo da unidade, recentemente reincorporada ao uniforme. A data também marcou a primeira participação da viatura laranja, da recém-criada Patrulha Menino Bernardo, instituída para atuar na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Além da PM-AL, também participaram do desfile representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Científica e Penal, Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, Ronda no Bairro e Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT).
Policiais militares atuaram no policiamento motorizado e a pé, com patrulhas e guarnições reforçando a segurança ao redor do desfile.
Últimas notícias
Correios admitem 'ciclo vicioso de prejuízos' com perda de clientes e de receitas
Dino proíbe criação de novas leis sobre pagamento de ‘penduricalhos’
Eleição antecipada na Câmara de Arapiraca pode ser anulada após investigação do MP
No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Seprev alerta para os riscos da dependência química
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
