DMTT comunica que haverá tolerância para avanço de semáforo entre 23h e 5h em Maceió
Fiscalização eletrônica permanecerá operante durante o horário e travessia deve obedecer regras para ser feita de forma segura
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que haverá tolerância para avanços de semáforo no horário entre 23h e 5h. A portaria número 0449/2025, publicada na edição extraordinária do Diário Oficial dessa segunda-feira (8) traz detalhes sobre a medida, que tem como objetivo de reduzir a prática de crimes violentos contra condutores e motociclistas que trafegam pelas ruas de Maceió entre esse período.
Durante o horário, a fiscalização eletrônica permanecerá operante e captando dados dos veículos nos cruzamentos e pontos de travessia semafórica, no entanto não haverá autuação se o condutor seguir as recomendações da autarquia de trânsito. Com os equipamentos ativos, é possível coletar dados para analisar outras medidas a fim de otimizar a segurança na via. A orientação do órgão é que os condutores obedeçam os limites de velocidade das vias.
O diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa, destaca que a medida visa a segurança de condutores e motociclistas. "Com o crescimento das cidades, algumas medidas se tornam necessárias para combater crimes e muitas vezes a simples parada em um horário mais tardio, como 1 da manhã, deixam o condutor e quem está no veículo expostos a atos criminosos. Com isso tomamos essa decisão para um movimento que já é adotado em outras cidades do país", argumentou.
Como deve ser feito o procedimento?
Ao se aproximar de um cruzamento semafórico após as 23h e antes das 5h, em que o semáforo esteja vermelho, o condutor ou motociclista deve parar antes da faixa de retenção. Após, deve observar o entorno para verificar se é possível fazer a travessia com segurança para ele e para outras pessoas que estejam na região, sem gerar risco de acidente de trânsito. Só aí ele poderá realizar a manobra de avanço. Do contrário, a orientação é que o condutor obedeça à sinalização.
"É importante ressaltar que os equipamentos de fiscalização eletrônica existentes nos cruzamentos estarão ativos e se houver avanço fora do período determinado ou até dentro dele, mas oferecendo riscos aos demais condutores, será lavrada a autuação", destaca o diretor de Policiamento Viário do DMTT, Carlos Moura. "A segurança viária segue como prioridade", disse.
André Costa ressalta inda que "com os equipamentos de fiscalização funcionando nesses horários e com os dados coletados por esses meios, teremos como ver possíveis mudanças desse tempo de tolerância, aumentando-o ou reduzindo-o, e até mesmo implementar ações para o trecho", disse.
Clique aqui e confira a portaria na íntegra.
Veja também
Últimas notícias
Júlia Nunes assume defesa de mãe e filho após denúncias contra vereador em Craíbas
Motorista com sinais de embriaguez fica ferido após bater carro contra muro em Maceió
Vereador é detido suspeito de ameaçar e agredir prestador de serviço em Craíbas
Cibele Moura recebe homenagem por apoio ao esporte amador em Maceió
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher morre após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
