Cartórios apresentam paternidade digital e registro online de óbitos em Congresso Nacional em Alagoas
Outra novidade a ser apresentada é o módulo e-Óbito, que conecta hospitais, funerárias e Cartórios para garantir mais agilidade e segurança nos registros de falecimento
Reconhecimento de Paternidade digital, identificação eletrônica do cidadão e registro online de óbitos. Estas são algumas das novidades que serão apresentadas pelos Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil na 31ª edição do Congresso Nacional de Registro Civil das Pessoas Naturais (Conarci 2025), que começa nesta quinta-feira (11.09), no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, e que reunirá registradores civis, magistrados, autoridades e juristas para debater as novidades que impactarão o cidadão.
Primeira das novas ferramentas a serem apresentadas no evento, o Reconhecimento de Paternidade Digital deverá contribuir decisivamente com a facilitação do procedimento de inclusão do nome do pai no registro de nascimento. Entre janeiro e agosto deste ano, mais de 64 mil crianças foram registradas somente em nome da mãe no país. Em Alagoas foram cerca de 1,1 mil. Ao mesmo tempo, o número de pais que reconheceram seus filhos após o nascimento se manteve estável, totalizando de 24,4 mil no Brasil.
Outra novidade a ser apresentada é o módulo e-Óbito, que conecta hospitais, funerárias e Cartórios para garantir mais agilidade e segurança nos registros de falecimento. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de sub-registro de óbitos foi de 3,55%, enquanto em Alagoas o número chega a 15,8%, uma das mais altas do país. Além de impedir a despedida digna do falecido, o não registro de óbito abre brecha para fraudes previdenciárias e crimes como usurpação de identidade.
“Estas novidades são um marco na modernização dos serviços de Registro Civil, e demonstram o compromisso dos Cartórios do Brasil com a evolução contínua dos serviços prestados à população”, explica Devanir Garcia, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). “Aos pilares de cidadania e sustentabilidade, que sempre marcaram a atuação dos Cartórios, estamos aliando a inovação da Inteligência Artificial aplicada a serviços essenciais ao cidadão, como o nascimento, o casamento e óbito”, completa.
Por trás destas e de outras novidades que serão apresentadas, como o novo e-Protocolo, que permitirá ao cidadão enviar documentos digitais para realizar e alterar registros, o Módulo de Emolumentos e a Carteira Virtual, ferramentas digitais de administração dos Cartórios, está o Sistema de Autenticação Eletrônica do Registro Civil (IdRC), plataforma tecnológica que autentica e identifica usuários para acessar os serviços digitais do Registro Civil, utilizando o batimento dos dados biográficos e biométricos do cidadão com seus registros que já se encontram nos Cartórios brasileiros.
Com o tema “Registro Civil de Pessoas Naturais: mais que uma escolha, uma missão!”, o Congresso contará com painéis, mesas de debate e atividades acadêmicas. Outros tópicos da programação incluem temas como Direitos Humanos, a dignidade do registrador, os serviços automatizados, a inteligência artificial aplicada ao RCPN, a gestão do Fundo do Registro Civil e a valorização da atuação feminina no setor, com o lançamento do Projeto Arpen-Brasil Mulher.
Serviço
Evento: 31ª edição do Congresso Nacional de Registro Civil das Pessoas Naturais (Conarci 2025)
Data: de 11 a 13 de setembro
Horário: Abertura Oficial – 11.09 – 19h30
Local: Hotel Ritz Lagoa da Anta (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 546 – Lagoa da Anta) – Maceió – Alagoas
Programação Oficial: www.conarci.com.br
Sobre a Arpen-Brasil
Fundada em setembro de 1993, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) representa a classe dos Oficiais de Registro Civil de todo o País, que atendem a população em todos os estados brasileiros, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, o casamento e o óbito.
Últimas notícias
Câmera de videomonitoramento flagra execução de jovem em Arapiraca
Alagoas é 1º do NE a implantar fluxo Integrado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
Prefeitura de Maceió conduz ação integrada para fiscalizar motos aquáticas na orla
Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Adolescente colide moto em contêiner e veículo pega fogo no Vergel do Lago, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
