Viral

Paciente do Sertão vê o mar pela primeira vez antes de fazer cirurgia de risco no coração

Maria Emília, de 60 anos, viajou 450 km de Floresta ao Recife para operação no coração no Hospital das Clínicas. Antes do procedimento, pediu para conhecer a praia.

Por G1 18/09/2025 10h10 - Atualizado em 18/09/2025 10h10
Paciente do Sertão vê o mar pela primeira vez antes de fazer cirurgia de risco no coração
Maria Emília, moradora da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, viu o mar pela primeira vez antes, no Recife - Foto: Reprodução/WhatsApp

Mesmo com uma faixa litorânea que percorre as regiões do Norte ao Sul do estado, muitos pernambucanos nunca viram o mar. Para quem vive na região dos sertões, a distância se impõe como um obstáculo a mais para quem sonha em contemplar as ondas azuis do oceano.

Até sábado (13), essa era a realidade de Maria Emília, moradora de Floresta, no Sertão. Aos 60 anos, cardiopata e às vésperas de passar por uma cirurgia delicada e de risco no Recife, ela pediu aos médicos para ver o mar pela primeira vez. O pedido foi atendido, com direito a água de coco, sol e maresia.

A cirurgia de Maria Emília estava marcada para a segunda-feira (15), e para fazê-la, Maria Emília teve que viajar 450 quilômetros, até o Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste do Recife.

Antes do procedimento cirúrgico, ela pediu à equipe médica para conhecer a praia. Um esquema especial foi montado para levá-la de ambulância até Boa Viagem, na Zona Sul da capital.

"Ave Maria. Para mim, é tudo. Estou adorando, estou adorando estar aqui. Foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida", contou Maria Emília durante o passeio para a equipe médica.

Para viabilizar a realização do sonho, Maria Emília contou com a ajuda de profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Divisão de Paciente Crítico, Hotelaria Hospitalar, Bloco Cirúrgico e Núcleo Central de Equipamentos do HC.

Com a ajuda dos servidores, ela tomou banho de sol, provou água de coco e sentiu a brisa da beira da praia.

Dois dias depois, ela passou pela cirurgia no Hospital das Clínicas. De acordo com a unidade, ela segue internada, se recuperando do procedimento.