Mais de 100 toneladas de fios obsoletos são retirados dos postes de Maceió
Cabeamentos abandonados representam riscos à população e também causam poluição visual
                            Quem anda pelas ruas da capital alagoana já começa a perceber uma mudança importante na paisagem. Os fios soltos e enrolados nos postes, que por anos causaram preocupação e desconforto, estão sendo retirados. O projeto Poste Limpo, da Prefeitura de Maceió, já removeu cerca de 100 toneladas de cabos obsoletos espalhados pela cidade, trazendo mais segurança, organização e beleza para quem vive e visita a capital.
Grande parte desses materiais pertence a antigas operadoras de telefonia e internet que já não atuam mais na cidade. Como os cabos ficam esquecidos nos postes, a responsabilidade da fiscalização passa a ser da concessionária de energia. No entanto, como forma de contribuir para a despoluição visual e segurança da cidade, a gestão JHC iniciou de forma inédita, em maio deste ano, o projeto Poste Limpo, reunindo diferentes órgãos para organizar e retirar os fios sem utilidade.
“Essa é mais uma ação de melhoria para nossa cidade. Há pelo menos 15 anos, Maceió vinha acumulando esse cabeamento inativo de forma desordenada, um verdadeiro lixo aéreo. Com o projeto Poste Limpo, já recolhemos mais de 100 toneladas de fios obsoletos, promovendo não só o ordenamento como também melhorando a identidade visual da nossa capital, que já é linda por natureza”, destacou o prefeito JHC.
A ação está sendo executada pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública(Ilumina), em parceria com Associação de Provedores do Estado de Alagoas(Aspeal) e a empresa Jamaaw Soluções Inteligentes, responsável pelo mapeamento dos cabos abandonados. Além disso, o trabalho conta também com o apoio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito(DMTT) e da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb), garantindo que as ações ocorram de forma rápida e com o menor impacto possível no dia a dia da população.
Intervenção técnica
Durante a retirada dos equipamentos, as equipes do projeto atuam com uma intervenção técnica precisa, para assegurar a não interrupção dos serviços ativos de Internet, além de realizar a organização e compactação da fiação que permanecerá no local.
Segundo o vice-presidente da Aspeal, Wellington Santos, praticamente todos os bairros apresentam acúmulo de cabos, com destaque para regiões como Centro, Jacintinho e Benedito Bentes. Ele destaca que além da poluição visual, os fios inativos representam risco direto à população
“O problema é ainda maior nas áreas periféricas, onde o crescimento desordenado e as constantes mudanças de moradores aumentam o número de fios abandonados. Já tivemos casos de caminhões que arrastaram cabos baixos e chegaram a quebrar postes. Infelizmente, até acidentes fatais já ocorreram por conta dessa situação. O projeto Poste Limpo protege as pessoas de riscos de incêndios em postes e quedas de cabos nas ruas”, explica Wellington.
Para os maceioenses, o impacto já é visível. A retirada dos cabos devolve mais segurança para pedestres, motoristas e motociclistas, além de deixar os bairros mais bonitos.
Sem medo
“É um alívio andar pela rua e não ver aqueles fios pendurados, parecia que a qualquer momento iam cair, não me sentia segura e também não deixava meus filhos brincarem de pipa ou bola por medo de acontecer algo”, comenta dona Estela Santos, moradora do Benedito Bentes.
Os bairros como Jatiúca, Pajuçara, Pontal da Barra, trechos da Ponta Verde, Jacintinho, Benedito Bentes, Jaraguá e Centro receberam ações do projeto. O projeto Poste Limpo segue em andamento até alcançar toda a área urbana de Maceió.
Com isso, a gestão reforça o compromisso em garantir cada vez mais a qualidade de vida, a segurança da população maceioense e o fluxo de veículos, uma vez que os fios emaranhados aumentam o risco de choques elétricos, curtos-circuitos e outras interferências. Além de contribuir também para a melhoria na estética da cidade.
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		