Câmara aprova realização de audiências para debater esporte, saúde e políticas sociais
Sessões contarão com a participação da sociedade, com objetivo de apresentar demandas e buscar caminhos sobre os temas sugeridos pelos vereadores
A participação da sociedade nos debates que definem os rumos da cidade tem sido valorizada com a realização de audiências públicas pela Câmara Municipal de Maceió. Na sessão desta quinta-feira (18), foram aprovados requerimentos de vereadores para promover discussões sobre seis temas diferentes.
Esporte na periferia, políticas sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade, igualdade racial, envelhecimento, enfrentamento do câncer e dificuldades para o diagnóstico da hanseníase serão os assuntos abordados nas audiências aprovadas. As datas ainda serão definidas pelos parlamentares em conjunto com a Mesa Diretora.
Um dos temas propostos, esporte na periferia, é de iniciativa do vereador Brivaldo Marques. Ele pretende colocar em discussão a importância da valorização das escolinhas de futebol e projetos sociais para a promoção da formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes.
O público principal será formado por professores, treinadores e instrutores, para que apresentem demandas e sugestões para o fortalecimento do setor. “Em muitos casos, a atuação desses profissionais vai além do campo, alcançando dimensões educativas e sociais, que contribuem diretamente para a prevenção da violência, combate às drogas e redução da evasão escolar”, afirma o parlamentar, em sua justificativa.
O vereador Leonardo Dias também propôs audiência, para discutir políticas sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial a população em situação de rua. Um dos focos do debate será a ausência de suporte adequado após a alta hospitalar.
Na justificativa, o parlamentar aponta que a falta de abrigos especializados com equipe de enfermagem resulta na permanência do paciente nos hospitais por períodos mais longos do que o necessário. “O objetivo é discutir a criação de um plano de ação que inclua a implementação de centros de acolhimento temporário equipados para cuidados pós-alta”, afirma.
A vereadora Teca Nelma propôs a realização de quatro audiências, que foram aprovadas. Uma delas irá discutir a adesão do Município de Maceió ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), com objetivo de articular e integrar políticas para combater a desigualdade racial. Na capital, segundo dados do IBGE, mais de 73% da população se autodeclara preta ou parda.
Outro assunto será o envelhecimento com dignidade, considerando que o Brasil superou a marca de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e Maceió tem mais de 90 mil pessoas idosas, ou seja, uma a cada dez. O foco será reduzir as barreiras de acesso a saúde, proteção social, mobilidade urbana, inclusão digital e cultural e participação social e no trabalho.
A saúde também será abordada, com os temas enfrentamento do câncer de cabeça e pescoço, desde o diagnóstico até a reabilitação, e os desafios para identificar de forma precoce a hanseníase. Ambas as audiências têm o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de saúde pelos pacientes.
Últimas notícias
Homem se tranca em banheiro de apartamento para evitar agressões da companheira em Arapiraca
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
