Samu salva homem de 57 anos em crise de hipoglicemia no bairro do Jacintinho
Em casos semelhantes, familiares devem manter o paciente deitado, verificar pulsação e chamar o serviço de urgência
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender um homem de 57 anos, diabético, que havia desmaiado em sua residência, no bairro do Jacintinho, em Maceió. A chamada chegou à Central de Regulação Unificada (CRU) com relato de paciente inconsciente, sem resposta verbal e com sinais claros de hipoglicemia, quadro que, se não tratado rapidamente, pode levar a sequelas neurológicas ou até à morte.
Uma equipe de Unidade de Suporte Básico (USB) foi despachada ao local, composta por dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista. Os profissionais encontraram o paciente deitado, com baixo nível de consciência, e a família em estado de desespero, sem saber como agir.
Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e orientados pela Central para emergências diabéticas, a equipe iniciou os procedimentos de estabilização ainda no local, administrando glicose por via intravenosa e monitorando constantemente os sinais vitais.
Em poucos minutos, o paciente começou a reagir, recuperando totalmente a consciência e a capacidade de falar. O alívio foi geral — tanto da equipe quanto da família, que agradeceu emocionada pela intervenção rápida e eficaz.
“Mais uma vez, o Samu mostra que a agilidade, aliada ao protocolo, salva vidas. Nesse caso, a equipe chegou em tempo hábil, identificou corretamente a hipoglicemia, agiu com precisão e evitou que o quadro evoluísse para algo mais grave. O paciente não precisou ser hospitalizado, voltou ao normal ainda no local e pôde ficar em casa, sob orientação da família. Esse é o resultado do treinamento constante, do compromisso com a vida e da estrutura que temos para atender a população com excelência”, destacou a coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.
Fabrício da Silva França, técnico de enfermagem que integrou a equipe, reforçou a emoção do momento: “Ver a família emocionada e aliviada e agradecendo porque o pai voltou a falar e a reconhecer os filhos; isso não tem preço. Fizemos nosso trabalho, mas o reconhecimento deles nos motiva ainda mais. Felizmente, com a correção da glicemia a tempo, ele se recuperou completamente e pôde permanecer em casa, evitando até mesmo a ida ao hospital”, comentou.
Orientação
Em casos de desmaio relacionado à diabetes, especialmente por hipoglicemia, os familiares devem, antes da chegada do Samu:
1) manter o paciente deitado em local seguro, sem objetos ao redor;
2) verificar se ele está respirando e se há pulso;
3) nunca oferecer líquidos ou alimentos se o paciente estiver inconsciente, para evitar engasgo;
5) manter a calma, acolherpaciente e ligar imediatamente para o Samu 192, relatando todos os sintomas e condições pré-existentes.
A hipoglicemia é uma emergência silenciosa, mas com atuação rápida e correta, é totalmente reversível.
Em caso de urgência e emergência, ligue 192.
Últimas notícias
Governador destaca Hospital Metropolitano do Agreste e novos investimentos para Arapiraca
Paulo Dantas abre ano legislativo e destaca obras, hospitais e crescimento econômico em Alagoas
Criança morre após ser soterrada e outra fica ferida em desabamento de barreira em Roteiro
MEC divulga pré-seleção do Fies no primeiro semestre
Carnaval 2026 em AL registra queda histórica de homicídios e nenhum caso de feminicídio
Programa Jovem Senador 2026 está com inscrições abertas para estudantes da rede pública em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
