Videomonitoramento da SSP e policiais militares salvam mulher na Cidade Universitária
Paciente em surto psiquiátrico foi encaminhada à unidade de saúde com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar
Na madrugada desta segunda-feira (22), uma ação conjunta entre a equipe do Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) conseguiu salvar uma mulher paciente psiquiátrica nas proximidades da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió.
Após monitoramento feito através das câmeras da região, foi possível acompanhar o deslocamento da vítima até o parapeito da passarela da Ufal. De imediato, uma guarnição foi acionada e, tão logo chegaram ao local, os policiais iniciaram um diálogo com a mulher e ganharam a confiança dela.
De forma rápida, os militares conseguiram detê-la e tirá-la da situação. Em seguida, equipes do Corpo de Bombeiros Militar chegaram, deram continuidade ao atendimento e encaminharam a paciente para receber os cuidados médicos necessários no Hospital Escola Portugal Ramalho, no Farol.
O zelo com a ocorrência foi elogiado pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva. Ele ainda enalteceu o preparo dos agentes na assistência prestada.
“De forma contínua, as forças de segurança atuam para aprimorar e qualificar o trabalho diante de todo tipo de adversidade. Em casos específicos, em que a atenção e forma de condução são fundamentais, dar o melhor de si é essencial para o êxito da ação e foi justamente o que podemos observar na atuação dos nobres guerreiros, que tiveram o discernimento desde o videomonitoramento até à condução da paciente ao hospital”, afirmou Saraiva.
Qualificação
Quanto à qualificação profissional para atendimento de ocorrências envolvendo pacientes com transtornos psiquiátricos, recentemente o Corpo de Bombeiros Militar promoveu uma capacitação interinstitucional em procedimentos operacionais na abordagem a tentativas de suicídio.
O evento em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio reuniu profissionais de saúde e das forças de segurança pública com o objetivo de fortalecer a cooperação, padronizar protocolos e aprimorar o atendimento, para que ele seja mais técnico, empático e humanizado diante de situações de crise.
Durante o mês de setembro, outras ações também foram desenvolvidas pelas demais instituições ligadas à SSP com o objetivo de conscientizar os agentes públicos sobre a importância, como um ciclo de palestras promovido pela PM, reforçando as atividades de promoção de saúde mental.
Serviços para os servidores são ofertados pelas corporações ou então pela SSP, que conta com o Escuta Susp, um programa desenvolvido em parceria com o Governo Federal.
Através dele são feitos atendimentos de graça com psicólogos para quem está em risco moderado ou alto. Para mais informações sobre o serviço que é feito de forma on-line basta entrar em contato através do número (82) 98819-2710.
Já para a população em geral, que possa estar passando por um momento difícil e precise de ajuda, o número para contato é o 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Últimas notícias
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
