Jean Albuquerque lança audiolivro de 'A ressaca do mar trincou meus ossos' e dá voz aos próprios versos
A inspiração para a escrita do livro nasceu da relação do poeta com o mar

O escritor e jornalista alagoano Jean Albuquerque lança a versão em audiolivro de “A ressaca do mar trincou meus ossos”, livro publicado originalmente em 2021 pelo selo multiplataforma Loitxa Lab, que permanece à venda a preço promocional. Agora disponível nas plataformas digitais em formato sonoro, tem como elemento norteador o mar, sua vastidão e a rede de sentidos que evoca.
Entre a matéria viva das águas, o diálogo com o sagrado, os desejos e as memórias, Jean conduz quem ouve o audiolivro por imagens que se movem como ondas: ora suaves, ora tempestuosas. Dividido em duas partes, “Um mergulho no oceano silencioso” e “No asfalto há um pouco de mar & outros poemas”, traduz a relação íntima do autor com o oceano, em diálogo com os sentimentos universais.
A inspiração para a escrita do livro nasceu da relação do poeta com o mar, que atravessa a infância e se prolonga nas experiências da vida adulta. Morador do bairro do Jacintinho, com vista do alto do mar maceioense, ele recorda as idas à praia de Cruz das Almas com o pai, já falecido. Essas lembranças se misturam às referências literárias e musicais que permearam seu imaginário no período de escrita dos textos.
“Na época, eu estava ouvindo muito Dorival Caymmi e mergulhando em sua obra, que fala sobre o mar, pescadores e todo esse imaginário. Ao mesmo tempo, lidava com a saudade, a memória e até com o término de um relacionamento. Tudo isso foi motor para escrever o livro”, conta.
A adaptação para audiolivro trouxe novas perspectivas sobre ouvir a própria voz, já que Albuquerque não tinha o hábito de declamar seus poemas. A captação, edição e finalização da voz foi feita por MC Tribo no Studio Tribus House Records, e o processo representou, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade de explorar um novo lugar dentro da criação literária.
“Trabalhar com a voz sempre foi um desafio para mim. Não tenho o hábito de ler meus textos em público. Quando ganhei o edital, encarei como uma oportunidade de experimentar algo novo. Ao gravar e compartilhar o que escrevi, sinto que surge uma nova obra, uma experiência artística diferente”, explica o autor.
Para o autor, a gravação também foi um exercício de honestidade: um momento de ler seu trabalho de forma a reconhecer a si mesmo e o que escreveu. O audiolivro, assim, torna-se uma extensão sincera do texto impresso. Com projeto gráfico assinado por Flavio Grão, a obra permanece publicada pelo selo Loitxa Lab, agora em uma versão que amplia sua potência, permitindo que os versos vibrem em sua própria voz.
O audiolivro foi produzido com recursos do edital Concurso de Criações Literárias Ruth Quintela, na categoria 2 – Publicações de livros não inéditos, faixa 2 – Audiolivro, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e executado em Alagoas pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Ouça “A ressaca do mar trincou meus ossos”
Acompanhe as novidades da Loitxa Lab

Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
