Pesquisa inédita identifica microplásticos em placentas e cordões umbilicais de bebês em Maceió
As análises foram feitas a partir de amostras coletadas em dez gestantes atendidas no Hospital Universitário
Uma pesquisa pioneira realizada em Maceió (AL) revelou a presença de microplásticos em placentas e cordões umbilicais de recém-nascidos. O estudo, publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, é o primeiro do tipo na América Latina e o segundo em todo o mundo a comprovar a presença dessas partículas em tecidos humanos relacionados à gestação.
As análises foram feitas a partir de amostras coletadas em dez gestantes atendidas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, ambos em Maceió. Utilizando a técnica de espectroscopia Micro-Raman, os pesquisadores conseguiram identificar moléculas de microplásticos com alta precisão.
No total, foram encontradas 110 partículas nas placentas e 119 nos cordões umbilicais. Os tipos mais comuns identificados foram polietileno (usado em embalagens plásticas descartáveis) e poliamida (tecidos sintéticos).
Apesar da contaminação estar presente em todas as amostras brasileiras, os especialistas apontaram que a quantidade de aditivos químicos foi menor em comparação a estudos realizados nos Estados Unidos. Possíveis fontes de exposição incluem poluição marinha — pelo consumo de peixes e moluscos filtradores — e água mineral envasada em galões plásticos expostos à luz.
O pesquisador Borbely, que investiga a contaminação por microplásticos desde 2021, destacou que estudos internacionais já demonstraram aumento expressivo da poluição ao longo das últimas décadas: 60% em 2006, 90% em 2013 e 100% em 2021.
A próxima etapa do trabalho prevê ampliar a amostragem para 100 gestantes e investigar possíveis correlações entre a presença dos microplásticos e complicações na gestação ou problemas de saúde em recém-nascidos.
A pesquisa contou com financiamento do CNPq e da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) e representa um marco para os estudos ambientais e de saúde pública no Brasil.
Últimas notícias
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
