Pesquisa inédita identifica microplásticos em placentas e cordões umbilicais de bebês em Maceió
As análises foram feitas a partir de amostras coletadas em dez gestantes atendidas no Hospital Universitário
Uma pesquisa pioneira realizada em Maceió (AL) revelou a presença de microplásticos em placentas e cordões umbilicais de recém-nascidos. O estudo, publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, é o primeiro do tipo na América Latina e o segundo em todo o mundo a comprovar a presença dessas partículas em tecidos humanos relacionados à gestação.
As análises foram feitas a partir de amostras coletadas em dez gestantes atendidas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, ambos em Maceió. Utilizando a técnica de espectroscopia Micro-Raman, os pesquisadores conseguiram identificar moléculas de microplásticos com alta precisão.
No total, foram encontradas 110 partículas nas placentas e 119 nos cordões umbilicais. Os tipos mais comuns identificados foram polietileno (usado em embalagens plásticas descartáveis) e poliamida (tecidos sintéticos).
Apesar da contaminação estar presente em todas as amostras brasileiras, os especialistas apontaram que a quantidade de aditivos químicos foi menor em comparação a estudos realizados nos Estados Unidos. Possíveis fontes de exposição incluem poluição marinha — pelo consumo de peixes e moluscos filtradores — e água mineral envasada em galões plásticos expostos à luz.
O pesquisador Borbely, que investiga a contaminação por microplásticos desde 2021, destacou que estudos internacionais já demonstraram aumento expressivo da poluição ao longo das últimas décadas: 60% em 2006, 90% em 2013 e 100% em 2021.
A próxima etapa do trabalho prevê ampliar a amostragem para 100 gestantes e investigar possíveis correlações entre a presença dos microplásticos e complicações na gestação ou problemas de saúde em recém-nascidos.
A pesquisa contou com financiamento do CNPq e da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) e representa um marco para os estudos ambientais e de saúde pública no Brasil.
Últimas notícias
MDB perde três vereadores após TRE/AL confirmar fraude à cota de gênero em Craíbas
Alfredo Gaspar aponta quatro falhas decisivas que permitiram rombo bilionário no INSS
Fogo se alastra pelo clube BNB em Batalha e causa destruição
Agropecuarista denuncia prefeito por invasão armada e disparos
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
