Alfredo Gaspar obtém aprovação na CPMI para prisão preventiva de presidente da Conafer
Em seu pedido, Alfredo Gaspar destaca que Carlos Roberto não conseguiu comprovar a origem lícita de movimentações milionárias em depoimento à CPMI
O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), apresentou e teve aprovado pelo colegiado pedido de prisão preventiva de Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer. O requerimento é fundamentado em indícios robustos de lavagem de dinheiro e organização criminosa, detectados em relatórios de inteligência financeira enviados pelo Coaf à comissão, e será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal para análise.
Em seu pedido, Alfredo Gaspar destaca que Carlos Roberto não conseguiu comprovar a origem lícita de movimentações milionárias em depoimento à CPMI no último dia 29, incluindo transferências pulverizadas superiores a R$ 140 milhões a pessoas físicas e jurídicas ligadas ao seu assessor de confiança, Cícero Marcelino. O relator ressaltou ainda o risco de fuga e a possibilidade de continuidade da prática criminosa, que envolve o desvio de recursos de aposentados e pensionistas do INSS, estimados em mais de R$ 800 milhões.
“Os indícios de autoria são suficientes e a prova de materialidade robusta. No tocante aos fundamentos, o perigo de fuga do investigado Carlos Roberto é patente, consubstanciando a aplicação da Lei Penal. No tocante à garantia da ordem pública, o investigado demonstra a possibilidade de manutenção da prática delitiva, promovendo a associação de aposentados mediante pagamento de comissão a agentes de captação, segundo informações trazidas no depoimento do investigado perante à CPMI. Com base nisso, apresentei o pedido de prisão preventiva, que foi aprovado pelo colegiado da CPMI”, afirmou o deputado Alfredo Gaspar.
Últimas notícias
Motorista derruba poste em acidente no bairro Cidade Universitária, em Maceió
Reserva técnica da Policia Científica doa brinquedos ao IML de Maceió
Moradores do Jardim Tropical comemoram pavimentação entregue pelo prefeito Luciano Barbosa
Em uma semana, PM tira de circulação arsenal e drogas em várias cidades de Alagoas
Casal russo tatua o filho de um ano para ganhar apartamento
Boi invade supermercado, corre atrás de açougueiro e causa tumulto em MG
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
