Alfredo Gaspar obtém aprovação na CPMI para prisão preventiva de presidente da Conafer
Em seu pedido, Alfredo Gaspar destaca que Carlos Roberto não conseguiu comprovar a origem lícita de movimentações milionárias em depoimento à CPMI
O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), apresentou e teve aprovado pelo colegiado pedido de prisão preventiva de Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer. O requerimento é fundamentado em indícios robustos de lavagem de dinheiro e organização criminosa, detectados em relatórios de inteligência financeira enviados pelo Coaf à comissão, e será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal para análise.
Em seu pedido, Alfredo Gaspar destaca que Carlos Roberto não conseguiu comprovar a origem lícita de movimentações milionárias em depoimento à CPMI no último dia 29, incluindo transferências pulverizadas superiores a R$ 140 milhões a pessoas físicas e jurídicas ligadas ao seu assessor de confiança, Cícero Marcelino. O relator ressaltou ainda o risco de fuga e a possibilidade de continuidade da prática criminosa, que envolve o desvio de recursos de aposentados e pensionistas do INSS, estimados em mais de R$ 800 milhões.
“Os indícios de autoria são suficientes e a prova de materialidade robusta. No tocante aos fundamentos, o perigo de fuga do investigado Carlos Roberto é patente, consubstanciando a aplicação da Lei Penal. No tocante à garantia da ordem pública, o investigado demonstra a possibilidade de manutenção da prática delitiva, promovendo a associação de aposentados mediante pagamento de comissão a agentes de captação, segundo informações trazidas no depoimento do investigado perante à CPMI. Com base nisso, apresentei o pedido de prisão preventiva, que foi aprovado pelo colegiado da CPMI”, afirmou o deputado Alfredo Gaspar.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
