Americano entra para o Guinness por ter a maior barba do mundo
Pelos faciais de Rudolf Martino medem 1,06 metro
Um homem de Birmingham (Alabama, EUA) entrou para o Guinness World Records por ter a barba natural mais longa do mundo entre pessoas vivas. Rudolf Martino começou a deixar crescer os impressionantes 1,06 metro de pelos faciais há mais de uma década.
"Pesquisei bastante sobre diferentes culturas, como a egípcia e a indiana, além de várias religiões, para criar um visual que existe há milhares de anos, além de colocar o meu toque pessoal", disse Rudolf, que já foi cantor, dançarino e halterofilista, e hoje joga sinuca profissionalmente.
"A barba foi inspirada nos homens santos da Índia e também nos rastafáris da Jamaica, que por sua vez adotaram esse estilo dos indianos", explicou o americano.
Para manter os fios recordistas, Rudolf aplica hidratante todos os dias e lava a barba a cada duas semanas — um processo que pode levar até uma hora, sem contar os três dias que ela demora para secar completamente, contou ele à emissora Fox 54.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/t/G/C2GKVMQ22WJzbA7xFq9Q/blog-martino-2.jpg)
Rudolf Martino exibe o certificado do Guinness World Records — Foto: Divulgação/Guinness World Records
Segundo Rudolf, as reações à sua barba — que ele às vezes precisa esconder dentro da camisa para não prender em portas — são bem variadas:
"As pessoas olham de formas diferentes: algumas ficam sem acreditar, outras parecem aliviadas. Não deveria existir discriminação contra o cabelo natural de ninguém, e eu, sendo um homem negro, acabei rompendo barreiras com meu turbante e minha túnica. Então, a reação das pessoas, especialmente aqui em Birmingham, às vezes é de espanto, quase uma heresia."
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/d/x/yY32JASFestCkvow6a0A/blog-martino-3.jpg)
A medição da barba de Rudolf Martino — Foto: Divulgação/Guinness World Records
Rudolf afirmou, ainda, que cortar a barba não está nos planos. Ele chegou a dizer que "assim como uma árvore tem raízes, galhos, folhas e frutos, eu tenho no meu cabelo um símbolo das minhas próprias raízes, do meu crescimento e da minha força".
"Os frutos que eu ofereço ao mundo são minha criatividade, meu jeito de compartilhar e cuidar, para tentar deixar o mundo um lugar melhor, mais doce e mais tolerável pra se viver", finalizou o recordista.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
