Viral

Americano entra para o Guinness por ter a maior barba do mundo

Pelos faciais de Rudolf Martino medem 1,06 metro

Por EXTRA 07/10/2025 11h11
Americano entra para o Guinness por ter a maior barba do mundo
Rudolf Martino exibindo sua barba - Foto: Reprodução

Um homem de Birmingham (Alabama, EUA) entrou para o Guinness World Records por ter a barba natural mais longa do mundo entre pessoas vivas. Rudolf Martino começou a deixar crescer os impressionantes 1,06 metro de pelos faciais há mais de uma década.

"Pesquisei bastante sobre diferentes culturas, como a egípcia e a indiana, além de várias religiões, para criar um visual que existe há milhares de anos, além de colocar o meu toque pessoal", disse Rudolf, que já foi cantor, dançarino e halterofilista, e hoje joga sinuca profissionalmente.

"A barba foi inspirada nos homens santos da Índia e também nos rastafáris da Jamaica, que por sua vez adotaram esse estilo dos indianos", explicou o americano.

Para manter os fios recordistas, Rudolf aplica hidratante todos os dias e lava a barba a cada duas semanas — um processo que pode levar até uma hora, sem contar os três dias que ela demora para secar completamente, contou ele à emissora Fox 54.

Rudolf Martino exibe o certificado do Guinness World Records — Foto: Divulgação/Guinness World Records

Segundo Rudolf, as reações à sua barba — que ele às vezes precisa esconder dentro da camisa para não prender em portas — são bem variadas:

"As pessoas olham de formas diferentes: algumas ficam sem acreditar, outras parecem aliviadas. Não deveria existir discriminação contra o cabelo natural de ninguém, e eu, sendo um homem negro, acabei rompendo barreiras com meu turbante e minha túnica. Então, a reação das pessoas, especialmente aqui em Birmingham, às vezes é de espanto, quase uma heresia."

A medição da barba de Rudolf Martino — Foto: Divulgação/Guinness World Records

Rudolf afirmou, ainda, que cortar a barba não está nos planos. Ele chegou a dizer que "assim como uma árvore tem raízes, galhos, folhas e frutos, eu tenho no meu cabelo um símbolo das minhas próprias raízes, do meu crescimento e da minha força".

"Os frutos que eu ofereço ao mundo são minha criatividade, meu jeito de compartilhar e cuidar, para tentar deixar o mundo um lugar melhor, mais doce e mais tolerável pra se viver", finalizou o recordista.