Secretaria de Estado da Saúde orienta sobre prevenção e tratamento da sífilis
A doença é uma Infecção Sexualmente Transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum
Com o início do Outubro Verde, mês dedicado ao combate à sífilis, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) orienta a população sobre como se prevenir e qual o tratamento para a doença.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
A doença apresenta várias manifestações clínicas e diferentes estágios, sendo que no primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.
A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também na gestação, pode apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e morte do recém-nascido.
Em formas mais graves da doença, como no caso da sífilis terciária, se não houver o tratamento adequado, pode causar complicações graves como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle de Sífilis, Hillary Gabriele, é essencial o uso de preservativos durante as relações sexuais. No caso da sífilis congênita, é necessário que as gestantes realizem o pré-natal adequadamente, quando são feitos testes rápidos para a detecção da doença. “O pré-natal é primordial não apenas para identificação da sífilis e proteção do bebê, mas, também, para o diagnóstico precoce de vários problemas graves. Problemas que podem colocar a saúde da gestante e do bebê em risco”, enfatiza a coordenadora do Programa Estadual de Controle de Sífilis.

Ela explica, também, que a doença pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios, como sífilis primária, secundária, latente e terciária. “O estágio primário é quando aparece uma lesão na região genital do homem ou da mulher que adquire essa infecção. O secundário ocorre quando as pessoas apresentam lesões nas palmas das mãos e nas pontas dos pés. Já o terciário e latente, é a sífilis assintomática, que faz o portador da doença não apresentar nenhum sintoma, descobrindo a doença apenas quando realizam testes rápidos”, esclarece Hillary Gabrielle.
Locais de Atendimento
Em Maceió, é possível buscar assistência por meio do Serviço de Atendimento Especializado do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), no bairro Trapiche; na Clínica da Família do Jacintinho; no Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho, no Poço, e no Hospital Universitário, no bairro Cidade Universitária.
Já no Interior, unidades com SAE disponível atendem em Arapiraca, União dos Palmares e Palmeira dos Índios. Há ainda outros Centros de Testagem e Aconselhamento em Marechal Deodoro, Maragogi, Delmiro Gouveia, Matriz de Camaragibe, Pilar, Rio Largo e São Luís do Quitunde.
Desafio Outubro Verde
E como parte das ações do Outubro Verde, a Sesau lançou junto aos municípios o Desafio Outubro Verde que busca qualificar o banco de dados estadual com relação à doença. “Iremos atuar junto aos municípios alagoanos para qualificar as notificações da sífilis, já que os dados são essenciais para o mapeamento dos casos e para a criação de políticas públicas cada vez mais resolutivas”, destaca a coordenadora.

Veja também
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
