Saúde promoverá dois workshops sobre sífilis para profissionais dos 102 municípios
Eventos ocorrem em alusão ao Outubro Verde, mês de conscientização e prevenção à doença
Em alusão ao Outubro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção da sífilis, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá dois workshops sobre diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos pela doença.
Os dois eventos, que terão a mesma temática e serão divididos para beneficiar os profissionais e estudantes de saúde, bem como, os coordenadores de Atenção Básica e de Vigilância Epidemiológica dos 102 municípios alagoanos, ocorrerão na capital alagoana e no interior do Estado.
O primeiro workshop irá beneficiar os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, e será realizado no dia 29 deste mês, das 9h às 17h, no Campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), situado na Rodovia AL 130, na Rua Domingos Acácio.
Já a segunda edição ocorrerá no dia 31 deste mês, também das 9h às 17h, na Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro Jatiúca, em Maceió, e será voltada para os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, composta pela capital alagoana, Litorais Norte e Sul e Zona da Mata.
A assessora técnica da Sesau, Itanielly Queiroz, explicou que a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ser evitada por meio do sexo seguro, utilizando preservativo. Causada pela bactéria Treponema pallidum, a doença pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Entretanto, a doença possui tratamento eficaz e gratuito, assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais.
“Todo o tratamento da sífilis é feito na Atenção Primária em Saúde, gerenciada pelas Secretarias Municipais de Saúde e completamente assegurado pelo SUS. Por isso, é importante que as equipes estejam sempre preparadas para acolher essas pessoas, explicando sobre a prevenção e acompanhando todo o tratamento, sempre com conhecimento técnico e humanização”, disse a assessora técnica da Sesau, Itanielly Queiroz.
“Daí porque, dos técnicos municipais e coordenadores da Atenção Primária e de Vigilância em Saúde participarem dos workshops”, reforçou Itanielly Queiroz.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Homem é flagrado furtando celulares e cartão de débito em caminhão na Ponta Verde
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Prefeita Tia Júlia realiza visita técnica à reforma de ampliação da Escola Deputado José Sampaio
Caso Eliza Samudio: entenda por que o retorno ao Brasil ocorreu sem passaporte
Prefeitura orienta público sobre itens proibidos no Festival Verão Massayó 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
