Saúde promoverá dois workshops sobre sífilis para profissionais dos 102 municípios
Eventos ocorrem em alusão ao Outubro Verde, mês de conscientização e prevenção à doença
                            Em alusão ao Outubro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção da sífilis, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá dois workshops sobre diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos pela doença.
Os dois eventos, que terão a mesma temática e serão divididos para beneficiar os profissionais e estudantes de saúde, bem como, os coordenadores de Atenção Básica e de Vigilância Epidemiológica dos 102 municípios alagoanos, ocorrerão na capital alagoana e no interior do Estado.
O primeiro workshop irá beneficiar os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, e será realizado no dia 29 deste mês, das 9h às 17h, no Campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), situado na Rodovia AL 130, na Rua Domingos Acácio.
Já a segunda edição ocorrerá no dia 31 deste mês, também das 9h às 17h, na Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro Jatiúca, em Maceió, e será voltada para os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, composta pela capital alagoana, Litorais Norte e Sul e Zona da Mata.
A assessora técnica da Sesau, Itanielly Queiroz, explicou que a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ser evitada por meio do sexo seguro, utilizando preservativo. Causada pela bactéria Treponema pallidum, a doença pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Entretanto, a doença possui tratamento eficaz e gratuito, assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais.
“Todo o tratamento da sífilis é feito na Atenção Primária em Saúde, gerenciada pelas Secretarias Municipais de Saúde e completamente assegurado pelo SUS. Por isso, é importante que as equipes estejam sempre preparadas para acolher essas pessoas, explicando sobre a prevenção e acompanhando todo o tratamento, sempre com conhecimento técnico e humanização”, disse  a assessora técnica da Sesau, Itanielly Queiroz.
“Daí porque, dos técnicos municipais e coordenadores da Atenção Primária e de Vigilância em Saúde participarem dos workshops”, reforçou Itanielly Queiroz.
Veja também
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		