SSP já promoveu mais de 7 mil visitas comunitárias em ações de prevenção
Iniciativas buscam fortalecer a rede de proteção e aproximar as forças de segurança das comunidades em situação de vulnerabilidade
A Chefia de Articulação Política da Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) já fez mais de 7 mil visitas comunitárias desde janeiro deste ano. As ações têm como foco atender comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade em Maceió e em Marechal Deodoro, com o objetivo de identificar, priorizar e solucionar problemas locais.
Somente no mês de setembro, foram registradas 897 visitas comunitárias, conduzidas por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar. As atividades contemplaram o município de Marechal Deodoro e, na capital, ocorreram nos bairros Vergel do Lago, Jacintinho, Clima Bom, Cidade Universitária, Eustáquio Gomes e Benedito Bentes.
.jpeg)
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, o trabalho tem sido essencial para reforçar a confiança e a presença das forças de segurança junto à população.
.jpeg)
“Proteger grupos vulneráveis das comunidades é de grande relevância para a Segurança Pública. As visitas comunitárias trazem confiança ao cidadão. Quando passamos a ter um olhar diferenciado para essas ocorrências, conseguimos prevenir e oferecer respostas efetivas à comunidade, além de contribuir para a redução da criminalidade”, destacou.
As ações fazem parte dos programas Na Base do Sossego, Pessoa Idosa Protegida, SSP na Escola e Interior Seguro, que contam com o apoio das oito Bases Comunitárias de Segurança (BCSs) da Polícia Militar, instaladas em áreas estratégicas e mais vulneráveis.
.jpeg)
Os programas
Na Base do Sossego – Tem como objetivo promover a tranquilidade e a segurança nas comunidades, aproximando as forças de segurança da população e combatendo a poluição sonora. As ações envolvem visitas, orientações, fiscalizações e diálogo com os moradores.
Pessoa Idosa Protegida – Trabalha pela garantia de direitos e pela qualidade de vida da população idosa, com foco no combate à violência contra esse público. O programa realiza visitas, fiscalizações de denúncias e executa a Operação Virtude, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
SSP na Escola – Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa promove oficinas de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e palestras de prevenção à violência voltadas à comunidade escolar.
.jpeg)
Interior Seguro – Nova e promissora iniciativa que busca expandir as ações preventivas da SSP para o interior do estado, fortalecendo a rede de proteção a grupos vulneráveis por meio de visitas comunitárias, ações educativas e operações de repressão qualificada.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
