SSP já promoveu mais de 7 mil visitas comunitárias em ações de prevenção
Iniciativas buscam fortalecer a rede de proteção e aproximar as forças de segurança das comunidades em situação de vulnerabilidade
A Chefia de Articulação Política da Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) já fez mais de 7 mil visitas comunitárias desde janeiro deste ano. As ações têm como foco atender comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade em Maceió e em Marechal Deodoro, com o objetivo de identificar, priorizar e solucionar problemas locais.
Somente no mês de setembro, foram registradas 897 visitas comunitárias, conduzidas por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar. As atividades contemplaram o município de Marechal Deodoro e, na capital, ocorreram nos bairros Vergel do Lago, Jacintinho, Clima Bom, Cidade Universitária, Eustáquio Gomes e Benedito Bentes.
.jpeg)
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, o trabalho tem sido essencial para reforçar a confiança e a presença das forças de segurança junto à população.
.jpeg)
“Proteger grupos vulneráveis das comunidades é de grande relevância para a Segurança Pública. As visitas comunitárias trazem confiança ao cidadão. Quando passamos a ter um olhar diferenciado para essas ocorrências, conseguimos prevenir e oferecer respostas efetivas à comunidade, além de contribuir para a redução da criminalidade”, destacou.
As ações fazem parte dos programas Na Base do Sossego, Pessoa Idosa Protegida, SSP na Escola e Interior Seguro, que contam com o apoio das oito Bases Comunitárias de Segurança (BCSs) da Polícia Militar, instaladas em áreas estratégicas e mais vulneráveis.
.jpeg)
Os programas
Na Base do Sossego – Tem como objetivo promover a tranquilidade e a segurança nas comunidades, aproximando as forças de segurança da população e combatendo a poluição sonora. As ações envolvem visitas, orientações, fiscalizações e diálogo com os moradores.
Pessoa Idosa Protegida – Trabalha pela garantia de direitos e pela qualidade de vida da população idosa, com foco no combate à violência contra esse público. O programa realiza visitas, fiscalizações de denúncias e executa a Operação Virtude, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
SSP na Escola – Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa promove oficinas de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e palestras de prevenção à violência voltadas à comunidade escolar.
.jpeg)
Interior Seguro – Nova e promissora iniciativa que busca expandir as ações preventivas da SSP para o interior do estado, fortalecendo a rede de proteção a grupos vulneráveis por meio de visitas comunitárias, ações educativas e operações de repressão qualificada.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
